Menu
Dicas de Bairros

Vila Mariana: o bairro queridinho dos paulistanos

vila mariana são paulo

A Vila Mariana é daqueles bairros moderninhos e fashionistas que ao mesmo tempo carrega uma aura vintage com a visão de seus sobrados residenciais antigos e tradicionais.

A ampla oferta de opções de lazer, cultura, comércio, educação e infraestrutura de primeira em vários segmentos também tem colocado o bairro cada vez mais na mira dos paulistanos, especialmente os de classe média alta.

Quer entender por quê? Na Vila Mariana é possível morar, trabalhar, relaxar, comer bem, comprar, se espiritualizar, estudar e se divertir. Quer saber mais?  

Localização: onde fica a Vila Mariana?

Esse bairro da zona sul de São Paulo foi o que mais cresceu na cidade em 2017, recebendo um total de 39 empreendimentos imobiliários entre 2013 e 2017, segundo dados divulgados no portal Uol.

A grande facilidade de mobilidade urbana e proximidade de pontos importantes de São Paulo explicam essa estatística.

Situado nas proximidades de bairros como Perdizes, a 6 quilômetros do centro da cidade e tendo parte do seu território em avenidas paulistanas famosas como a Paulista e Brigadeiro Luís Antônio, sair ou chegar da Vila Mariana (SP) é muito fácil.

 

Como chegar na Vila Mariana?

No local, há um grande número de linhas de ônibus e estações de metrô que facilitam o trânsito por toda a cidade de São Paulo.

Para chegar à Vila Mariana de metrô, basta acessar as linhas azul e verde. Na Azul, é possível descer diretamente na estação Vila Mariana; já pela verde, as estações Paraíso e Ana Rosa permitem a conexão.

Essa estatística da grande procura pelo bairro também está reforçando que o DNA da Vila Mariana está mudando para uma população mais jovem, que quer mais opções de lazer e facilidade para chegar ao trabalho.

Infraestrutura na Vila Mariana

O bairro oferece uma grande infraestrutura de comércio, cartório, instituições de ensino particulares, faculdades, prédios de escritórios, academias, opções gastronômicas e de lazer que fazem a fama da versatilidade do bairro.

Entre as opções de compra, os moradores vão encontrar opções com excelentes preços no Shopping Vila Mariana, diversos outlets, brechós infantis e até comércio de roupas especializado para o público plus size.

Além disso, há diversas faculdades em seu território como a FMU Vila Mariana (FIAM-FAAM), Faculdade de Belas Artes,  Faculdade Uninove, ESPM, Uniban, Anhanguera Vila Mariana e outras instituições de ensino superior que garantem um clima leve e universitário ao bairro.

Outra característica interessante da Vila Mariana é a presença de templos religiosos de fés variadas, como igreja católicas e o Templo Budista chinês Tzong Kwan.

→→→ Apartamento Vila Mariana – 1 dormitório

1 DORMITÓRIO VILA MARIANA 1 vaga

Mas se a ideia do visitante ou morador do bairro é apenas relaxar do agito da cidade, sem qualquer contexto religioso, uma massagem na Vila Mariana cai bem. Para isso, também há o espaço Surya, que é um spa com conceito vegano, onde é possível fazer um quase retiro com terapias alternativas.

Mas a arquitetura das suas edificações também são destaques da Vila Mariana e isso não é de hoje. Além dos sobrados retrôs, também foi a Vila Mariana que abrigou a primeira construção moderna da cidade, a Casa Modernista, erguida em 1928 para ser residência do arquiteto russo Gregori Warchavchik (1896-1972).

Hoje a Casa Modernista divide o estilo com outras edificações que se fixaram no bairro.

Ainda em relação à infraestrutura, quando o assunto é hotel, a Vila Mariana traz muitas opções de hospedagem para bolsos variados. Tem empreendimentos com categoria cinco estrelas a albergues e hostels no bairro.

 

O que fazer na Vila Mariana?

Na Vila Mariana, opções de lazer não faltam. Logo de cara já podemos citar o Sesc Vila Mariana, que traz opções diversas de arte, música, teatro, quadras de esporte e atrações para as férias.

Para a felicidade dos cinéfilos, outro ponto cultural de destaque no bairro é a Cinemateca, que fica em uma rua tranquila e cercado por um jardim de esculturas. Lá as mostras de cinema nacional e internacional, com ingressos acessíveis, são passeios imperdíveis para quem gosta de programas culturais.

A Vila Mariana também sedia um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro. O Doidos por Dados é o primeiro clube 100% dedicado aos jogos de tabuleiro e RPG.

E para quem gosta de conhecer o feitos heróicos dos bombeiros, o Centro da Memória dedicada à corporação também fica no bairro. O museu foi criado em 2005 em um bonito e amplo sobrado antigo, em comemoração aos 125 anos da criação da corporação. O espaço apresenta fotos, reportagens e até utensílios utilizados nas missões.

Duas galerias de arte também são opções de passeio para os amantes das artes: a Jacques Ardies e a Quarta Parede. A primeira tem muitas opções em arte naif, enquanto a segunda oferece exposições que promovem intercâmbios culturais e a valorização das obras de artistas emergentes.

2 DOMIRTÓRIOS VILA MARIANA 1 vaga

Bares na Vila Mariana

Embora não seja considerado um bairro tão boêmio quanto a Vila Madalena, os bares da Vila Mariana também oferecem diversas opções para idades e gostos variados.

São hamburgueiras, botequins, pizzarias tradicionais e diversas opções que também dão ao bairro um ar propício para a descontração, com grande presença de jovens.

O clima informal com mesas nas ruas e em varandas é um dos atrativos para o público fiel. Podemos citar os bares Barxaréu, o Genuíno e o Paróquia.

Uma dica é a Lanchonete Ypê, que é simples e muito tradicional, aberta desde os anos 1940 e muito frequentada pelos moradores. Já o bar Gibi Cultura Geek, como o próprio nome sugere traz opções de encher os olhos desse público, como HQs, games e séries, além de ter cardápio dedicado a lanches para nerd nenhum colocar defeito.

Já o bar Gongo Espetos é um dos poucos que ficam abertos até a madrugada, oferecendo espetinhos diferenciados para aquela fome que pode surgir nas altas horas.

 

Restaurantes na Vila Mariana

Quando o assunto é gastronomia, os restaurantes da Vila Mariana poderiam proporcionar aos visitantes uma volta ao mundo com os seus cardápios. Tem menus italianos, latinos, asiáticos, entre outros.

O burburinho é parte concentrado na rua Joaquim Távora e arredores, que oferece opções de estabelecimentos como o uruguaio Fuego Celeste, com clima rústico e aconchegante, com cardápio com diversas carnes, e o Amadeo, que traz grelhados e massas.

Mas a culinária do bairro traz também o sotaque bem brasileiro como o mineiro Gamela.

Outra dica é o sabor da gastronomia japonesa com o Suzaku.

O Quintal do Espeto na Vila Mariana, assim como outras casas da rede, oferece no menu mais de 70 opções de espetos doces e salgados, com drinques e opções de música ao vivo.

Outro programa imperdível do bairro é uma visita à Casa de Chá Khan El Khalili, onde é possível conhecer um pouco da cultura egípcia, tanto na comida, como nas apresentações com bailarinas de dança do ventre.

Como é possível constatar, a Vila Mariana tem opções em todos os setores para agradar cada vez mais moradores e visitantes.

Está procurando por apartamento na Vila Mariana?