Menu
Dicas de Bairros

Vila Madalena: um dos bairros mais charmosos de São Paulo

Vila Madalena conhece o bairro

vila madalena infográfico

Um dos bairros mais conhecidos de São Paulo, a Vila Madalena tem forte vocação cultural e para o entretenimento, com muitos ateliês, galerias modernas, teatros, escolas de músicas, bares e restaurantes.

Esse clima descontraído e leve, que praticamente abraça o bairro inteiro, é fruto de um movimento que começou nos anos de 1970, quando um grupo de estudantes e professores da USP se mudou para o local, alugou grandes casas e criou o que hoje conhecemos como repúblicas estudantis.

Esse frescor juvenil que chegou à Vila Madalena (SP) neste período fincou raízes e mudou a vocação do bairro, que nasceu como Vila dos Farrapos e abrigava índios fugidos dos jesuítas no começo do século passado.

Para quem gosta de um ar boêmio e despojado, cheio de alto astral, a Vila Madalena tem sido vista como os endereços mais atrativos da capital paulista.

quero baixar infográfico vila madalena

Localização da Vila Madalena

A Vila Madalena fica na região oeste de São Paulo, próxima aos bairros Pinheiros, Perdizes, Sumaré e Lapa.

O bairro que cresceu demais depois da chegada dos estudantes, não perdeu até hoje o charme boêmio e o toque de poesia em suas ruas e vielas.

Mas a Vila Madá, apelido carinhoso dos moradores para o bairro, depois da fase dos índios, também já revelava uma tendência ao diferente.

O proprietário daquelas terras, o português Gonçalo, resolveu homenagear uma de suas filhas ao batizar o bairro com o nome dela: Madalena.

As outras filhas dele, Ida e Beatriz, também batizaram localidades próximas, que hoje são vizinhas da Vila Madalena também.

Segundo o Dicionário de Ruas da Prefeitura de São Paulo, os primeiros moradores do bairro, nomearam suas localidades de acordo com alguma afinidade ou qualidade que unia a todos.

Assim, ao andar pelas ruas da Vila Madalena, vamos encontrar nomes nada formais, com ares leves e muito poéticos: Girassol, Harmonia, Fidalga, Purpurina, Simpatia, Aspicuelta (uma das mais famosas) e outros.

Como chegar na Vila Madalena?

Chegar à Vila Madalena é muito fácil. O bairro fica próximo de conhecidas avenidas como a Henrique Schaumann, Heitor Penteado, Dr. Arnaldo e Inácio Pereira da Rocha.

Mas em 1998, quando foi inaugurada a Estação Vila Madalena de metrô, a facilidade para chegar aumentou ainda mais, porque no local também funciona um terminal de ônibus, com linhas para diversos pontos da capital paulista.

quero baixar infográfico vila madalena

Infraestrutura da Vila Madalena

A chegada do metrô à Vila Madalena estimulou o aquecimento imobiliário e a chegada de novos empreendimentos, o que inspirou o lançamento de diversos comércios e serviços.

Ainda assim, as ruas são tranquilas e arborizadas, com aquele clima de cidade pacata do interior, onde dá pra fazer tudo a pé.

As áreas verdes também são o forte do bairro, o principal deles é a Praça Pôr do Sol, que atrai paulistanos de todas as regiões, para tranquilos passeios com crianças, casais de namorados e até point de pets.

menina em praça da Vila Madalena

Ao contrário da Vila Olímpia, não há shoppings na Vila Madalena. E lá, esses centros comerciais não fazem falta. Tudo no bairro tem um ar mais artesanal, mas há também grandes lojas com marcas famosas, onde é possível encontrar roupas, sapatos e acessórios para variados gostos.

E o melhor, algumas lojas são exclusividade do bairro, com produção artesanal de roupas e calçados.

Quem quiser procurar hotel na Vila Madalena também não vai encontrar nenhuma opção tradicional, mas há alguns endereços de hostels na Vila Madalena e eles combinam muito com o clima descontraído do bairro.

quero morar na vila madalena

O que fazer na Vila Madalena?

As manifestações artísticas e culturais na Vila Madalena são uma constante. E há muitos espaços dedicados à arte e à cultura no bairro.

Quem quer ouvir música pode ir ao Centro Cultural Rio Verde ou ao Puxadinho da Praça, onde costumam tocar artistas iniciantes e outros nomes nacionais mais famosos.

Um dos espaços artísticos mais conhecidos e visitados da Vila Madá é o Beco do Batman, que era um espaço cinza e sem vida, mas ganhou cores incríveis e formas para lá de criativas a partir dos anos de 1980.

Hoje o local é uma galeria a céu aberto, ilustrado com grafites que vão se renovando de tempos em tempos.

Além disso, o bairro é repleto de galerias de arte, ateliês e espaços que se dedicam à arte, entre elas, a Galeria Millan, Galeria Fortes Vilaça e a Galeria Raquel Arnaud.

A Feira de Artes do bairro  é outro atrativo imperdível do bairro, é quase como se fosse o Carnaval da Vila Madalena. O evento acontece no segundo semestre e reúne barraquinhas com comida, artesanato e shows.

Vocação zen

pessoas praticando yoga na Vila Madalena em São Paulo

Com essa descontração e leveza que paira no ar, o bairro também atrai muitas pessoas que querem um estilo  de vida mais saudável e adotam as práticas alternativas.

Por isso, a Vila Madalena está recheada de estúdios de yoga, espaços de autodesenvolvimento e outras terapias, isso sem contar as academias de dança.

quero baixar infográfico vila madalena

Onde comer na Vila Madalena?

Mas como a vocação do bairro para o aconchego é forte e sabemos que a gastronomia atrai, encanta e une as pessoas, no local também é possível encontrar padarias charmosíssimas, hamburguerias, cafés, queijarias e muitos espaços dedicados à culinária.

Mas os restaurantes da Vila Madalena também são famosos, lá sobram sabores para todos os gostos: empanadas, comida argentina, alemã, espanhola, marroquina e libanesa, pizzarias e guloseimas.

Além disso, quem curte uma onda vegana ou natureba também tem opção no bairro, e não faltam espaços dedicados aos temas.

Mas uma atração à parte da Vila Madalena é a feira livre da Rua Mourato Coelho, que tem mais de 130 barracas com frutas, verduras, grãos, temperos, queijos e diversos outros atrativos gastronômicos.

Uma opção que os amantes da boa gastronomia não abrem mão é a peixaria da Vila Madalena. Lá os peixes são expostos na vitrine, o visitante pode comer empadinha de siri, pastel de polvo e ainda se sentar em cadeiras de praia.

Mas depois de uma balada daquelas, para matar a fome de madrugada, deliciosos salgados e caldinho de feijão estão esperando no Filial.

Bares na Vila Madalena

pessoas bebendo cerveja na vila madalena

É possível encontrar diversos bares com música ao vivo na Vila Madalena, jazz, samba e outros estilos musicais são atrações em diversos endereços, além de cervejarias artesanais.

As mais conhecidas baladas da Vila Madalena ficam no miolo da Rua Aspicuelta, entre a Fidalga e Mourato Coelho.

Entre esses dois quarteirões ficam endereços famosos na badalação como o Quitandinha Vila Madalena, Posto 6, Cervejaria Patriarca, entre outros.

Mas para sair deste burburinho há opções nos arredores e entre os melhores bares da Vila Madalena, também é possível encontrar opções como o Sabiá, Canto Madalena, Tribunal, Genial e Bar do Sacha.

Por todas essas características, a Vila Madalena atrai não só os solteiros interessados pela boêmia, mas também as famílias que querem um local mais tranquilo para viver e de divertir.

Está procurando por apartamento na Vila Madalena?

Se você quer morar na Vila Madalena e está procurando por um imóvel chegou ao seu destino, confira os melhores lançamentos imobiliários na Vila Madalena.

quero morar na vila madalena