Menu
Dicas de Compra / Dicas de Imóveis / Mercado Imobiliário

Conheça 7 tipos de imóveis e escolha o melhor para você

Comprar um imóvel é um negócio que atrai diversos tipos de compradores, concorda? Com a recuperação da economia, mesmo que lentamente, o mercado imobiliário vem se tornando um campo cada vez mais atraente.
Porém, muitas vezes, essa é uma área que traz dúvidas para as pessoas, que não aprofundam seus conhecimentos e acabam se confundindo com os termos. Como exemplo dessas indagações, podemos citar os diversos tipos de imóvel existentes, dos quais muitos compradores nunca sequer ouviram falar.

Você sabe o que é apartamento triplex ou giardino? Se a sua resposta foi negativa, fique tranquilo, pois a partir de agora você vai conhecer esses tipos de imóvel e muitos outros. Não perca mais tempo, continue a leitura!

Por que devo conhecer os tipos de imóvel?

Para que você saiba como é essencial compreender as diferenças entre os imóveis, vamos fazer uma analogia: imagine que você vá a uma loja de sapatos comprar um tênis mas não sabe qual é a funcionalidade de cada modelo. Devemos concordar que as chances de escolher o calçado ideal se reduzem com essa falta de conhecimento, não é mesmo?

E com os imóveis não é diferente! Conhecer os diversos tipos não é vantajoso somente para o vendedor, já que o comprador poderá escolher aquele que mais atende às suas necessidades — seja para compra ou aluguel.

Além disso, ao conhecer as características de cada tipo de imóvel, o cliente poderá encontrar aquele que é ideal para suas exigências, sem se deixar levar pelo vendedor.

Outro benefício valioso é o entendimento sobre as vantagens e desvantagens de cada propriedade, permitindo que o futuro comprador as compare e escolha a que mais lhe agrada.

Quais são os tipos de imóvel?

Agora que você já sabe como é importante conhecer os tipos de imóvel, com certeza quer conhecê-los. Então, para ajudar você, vamos mostrar aqui alguns dos principais deles.

1. Studio

Esse é um tipo de apartamento que possui tamanho relativamente menor, especialmente quando comparado aos outros tipos de imóvel. Em geral possui cerca de 30m² e conta com cômodos integrados, como estratégia para aumentar o espaço interno.

O studio se assemelha ao loft — falaremos dele mais à frente —, mas ele possui mais divisões internas, com cômodos separados por paredes, como quarto privativo. São imóveis localizados em áreas estratégicas de grandes centros urbanos — especialmente naquelas onde há boa infraestrutura.

Vale ressaltar que esses tipos de apartamentos ficam em edifícios que tem por objetivo oferecer mais lazer ao morador, com serviços coletivos, como lavanderia e diarista.

CONFIRA TODOS OS STUDIOS DISPONÍVEIS EM NOSSO SITE.

2. Loft

Como você já sabe, o loft é muito parecido com o Studio, porém é um tipo de apartamento mais amplo, sem qualquer tipo de divisória. Surgiu nos Estados Unidos entre os anos 60 e 70, sendo relacionado aos antigos galpões industriais e comerciais, que eram reformados para serem utilizados como residências.

São apartamentos com cerca de 50m² — um tamanho um pouco maior quando comparados aos studios. Os lofts possuem todos os cômodos integrados e instalações aparentes, remetendo a uma decoração industrial. Apresentam ainda mezaninos e pés-direitos altos, com janelas grandes.

VEJA AS NOSSAS OPÇÕES DE LOFTS.

3. Duplex e triplex

O termo duplex é utilizado para apartamentos que possuem dois pavimentos, interligados por uma escada. Seguindo a mesma linha de raciocínio, os imóveis triplex são aqueles que possuem três pavimentos.
São apartamentos maiores, como se fossem sobrados, já que possuem mais andares. Em geral ficam localizados na cobertura de edifícios, devido à sua infraestrutura, e possuem preços mais elevados, já que a sua área é relativamente maior se comparados aos demais.

Nesses apartamentos a divisão é feita da seguinte maneira: no primeiro andar estão as áreas sociais e de serviço; no pavimento de cima ficam cômodos de área mais íntima, como quartos e banheiros. O triplex, como possui terceiro andar, ainda possui área de lazer, como salão de jogos e piscina.

 

4. Kitnet

Esse é um tipo de apartamento que possui pequenas proporções, formado geralmente por dois ou três cômodos somente — banheiro, sala conjugada com quarto e, em alguns casos, uma cozinha separada.

A kitnet possui dimensões menores se comparada ao restante dos apartamentos — com cerca de 20 a 35m² somente. É destinada para um único locatário, sendo que alguns desses imóveis comportam dois moradores.

É um investimento que não exige custo elevado, especialmente devido à sua pequena área. Por isso, na maior parte das vezes, as kitnets são imóveis independentes, ou seja, não estão localizadas em prédios.

DÊ UMA OLHADA EM TODAS AS NOSSAS KITNETS.

5. Flats

Flat é um tipo de apartamento compacto, porém, com dimensões maiores quando comparado a uma kitnet. É ideal para pessoas que desejam morar sozinhas ou casais que ainda não possuem filhos.

A prestação de serviços é a principal característica desse tipo de imóvel, como limpeza e alimentação — assim como acontece nos hotéis!
Além disso, os flats contam ainda com um sistema conhecido como “Pay If Use”: os moradores só pagam pelos serviços que utilizam, priorizando a praticidade.

CONFIRA AS NOSSAS OPÇÕES DE FLATS.

6. Giardino ou garden

Mesmo que não seja um tipo de imóvel conhecido, o giardino é procurado especialmente por pessoas que estão migrando de uma casa para um apartamento.

Em geral, ficam no térreo do edifício e possuem jardim ou até mesmo quintal. Esses modelos de apartamento possuem padrão mais alto e podem ainda possuir churrasqueira e piscina.

7. Coberturas

Coberturas são apartamentos que ficam localizados no último andar dos edifícios. Foram desenvolvidas somente no início do século XX — após o uso do elevador ter se tornado uma prática comum nos prédios.

Em geral, não existem outros imóveis como a cobertura no mesmo edifício, já que ela ocupa um espaço consideravelmente grande — costuma ser do tamanho de dois apartamentos do prédio onde está localizada.

Comumente esse tipo de apartamento apresenta acomodações luxuosas que o diferencia das outras unidades. Possui ainda espaços de entretenimento na área externa, como piscinas e churrasqueiras. Devido às suas características, as coberturas são imóveis de alto valor aquisitivo.

VEJA TODAS AS NOSSAS OPÇÕES DE COBERTURAS.

Percebeu como é importante conhecer os diferentes tipos de imóvel? Dessa maneira, você poderá acertar na sua escolha, aliando as suas necessidades com as vantagens da propriedade escolhida!

Agora que você sabe quais são os tipos de imóvel disponíveis no mercado, já pode entrar em contato com a nossa empresa e conhecer os imóveis que temos disponíveis, seja para compra ou para locação! É fácil: você só precisa acessar nossa página!