Menu
Decoração

Telhado verde possibilidades e dicas de decoração para ter um ambiente verde no teto de sua casa

Com uma enorme diversidade cultural e conhecida internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e o cuidado com o meio ambiente, São Paulo destaca-se pelo movimento á defesa sobre as áreas verdes. Segundo a Organização das Nações Unidas, São Paulo possui um índice de área verde por habitantes de apenas 4m².

Devido a sua grande concentração de habitantes, a poluição e a falta de área verdes prejudica a saúde dos moradores.

Mas em relação a qualidades que a cidade possui, podemos considerar como um dos melhores desempenhos sobre vida da população, instituições de ensino com qualidade desde educação básica até o ensino superior colaborando para o desenvolvimento do mercado de trabalho e sem contar com as oportunidades de lazer e cultura. Esses detalhes fizeram com que aumentasse o interesse em morar na capital paulista, consequentemente aumentou o número de pessoas procurando terrenos a venda em São Paulo.

Você tem muitas vantagens morando em São Paulo

São Paulo é uma das principais capitais do Brasil, neste artigo vamos citar algumas das vantagens de se morar nesse estado.

A primeira seria que o comércio possui alguns restaurantes que funcionam no período noturno como supermercados, farmácias e fast-food. Sem contar a infinidade de variedade disponível no comércio da região, é possível encontrar de tudo, o ramo é muito forte em todos os aspectos.

Diversas opções de lazer, cultura e entretenimento como parques, shows, teatros, museus e cinemas.

Outro motivo seria a educação, uma das principais razões que muitos acabam se mudando para SP para estudar. A Universidade de São Paulo e as escolas são consideradas muito boas para concretizar os estudos.

Por ser uma grande capital, abriga uma porcentagem de empregos relevante comparada com outras regiões. Onde muitas pessoas também se mudam em busca de uma melhor qualidade de vida.

Imóveis próximos a área verde despertam o interesse em moradores.

Ao observamos os lançamentos do mercado imobiliário, muitos imóveis estão localizados próximos a áreas verdes, as construções variam entre casas e sobrados a venda em condomínios. Atualmente é difícil prever quão grande o impacto que tal característica tem sobre o valor final das moradias. Além de agregar no preço algumas construtoras estão adotando novas estratégias de marketing voltadas para a melhor qualidade de vida que é proporcionada, diferenciando assim seu produto dos demais.

O Conceito de preservar a paisagem e de morar perto de um lugar verde mesmo em um centro urbano é tão grande que alguns projetos iniciais foram mortificados na intenção de preservar ao máximo a ambientação do espaço, essa talvez seja uma das características que despertam ainda mais o interesse de futuros moradores. O que muitas pessoas não sabem de acordo com um levantamento da ONG Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) 75% da área verde na cidade é derivada de terrenos e imóveis privados, a preservação desses ambientes contribui para a qualidade de vida e pode se tornar uma fonte lucrativa para os proprietários dos respectivos terrenos e imóveis se for transformada em RPPNM (Reserva Particular de patrimônio Natural Municipal), a área e garantida por lei que será conservada. 

E os benefícios que são oferecidos aos donos são a isenção do IPTU e transferência do potencial construtivo. Um pacote de novos benefícios está sendo discutido na Câmara de São Paulo que tornará o negócio mais atrativo.

Saiba como ter um espaço verde em sua casa.

Se você já possui um imóvel e este não tem espaço externo para ter um jardim, uma boa e inovadora alternativa são os telhados verdes ou jardins verticais, uma técnica inspirada nos jardins suspensos da babilônia, que consiste no uso de uma camada de vegetação na parte superior ou em uma parede dos imóveis. A estrutura deve ser propicia para o crescimento das plantas, um local em que não seria usado como o telhado proporciona mais conforto térmico e acústico.

Os benefícios do telhado verde e jardins suspensos incluem a biodiversidade, pois é uma saída para criar espaço verde em um meio urbano, além de proporcionar uma economia nos gastos com a energia para a climatização do ambiente porque as plantas ajudam no micro clima da região na drenagem da água da pluvial recompondo a área. A ideia da cobertura do imóvel se tornar um jardim vem sendo muito popular entre as empresas que buscam certificações ambientais, porém também pode ser aplicada em residências sem nenhum problema. O sistema possui pequenas restrições, é necessário que o imóvel possua uma laje que suporte o peso da estrutura que servirá de suporte para a camada de terra e as plantas.

As vantagens de ter um jardim vertical em sua casa também são imensas ele vai influenciar sobre a eficiência energética do ambiente pala capacidade de evapotranspiração, retirando o calor concentrado no local, também irá auxiliar na qualidade e na umidade do ar retendo impurezas e poluentes no Brasil onde o clima é demasiadamente seco com a instalação da ecoparede haverá uma melhora muito grande e por fim ambiente terá um toque de estética muito grande. O que você está esperando para ter um desses jardins em sua casa? As técnicas só trazem benéficos além de deixarem o seu lar com um toque moderno e único

 

Gostou deste texto? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer a técnicas do teto verde e a qualidade de vida que São Paulo oferece aos seus moradores.