Menu
Decoração

Saiba a melhor maneira de decorar sua casa sem a ajuda de um profissional

A era da informação chegou, e trabalhos que antes pareciam extremamente complexos se tornaram simples de serem realizados. Uma dessas tarefas foi a decoração de casas e apartamentos, que entraram em uma filosofia D.I.Y, sigla de “Do-it-Yourself”.

No final das contas, você deve estar pensando: “tudo bem, mas não seria mais fácil contratar um profissional?”. Não tiramos sua razão, ter ajuda de um profissional é excelente, porém, muitas vezes a falta de dinheiro atrapalha na contratação de um design de interiores.

Outro fator que agrega a filosofia do “Do-it-Yourself” é a disposição de tutoriais e informação relevante em canais como Youtube e Blogs de conteúdo, que facilitam o acesso a técnicas e outros macetes de como decorar seu lar – e de quebra já economiza o trabalho de alinhar sua visão com a do profissional para a mudança do look de sua casa.

Afinal, uma das piores coisas que podem acontecer nesses casos, é não conseguirmos expressar o que queremos e toda a coisa sair de um jeito que não era bem o que queríamos. Confira, então, algumas maneiras de você mesmo decorar sua casa!

Referências – A melhor maneira de começar

Ter suas próprias ideias e saber exatamente o que você quer é ótimo. Mas algo que pode trazer uma mudança significativa nas suas opiniões, e retocar as ideias que você já tem na cabeça, são as referências.

Por referências podemos dizer que são as referências técnicas, ou seja, estilos artísticos e outros modelos de técnicas de design específicas, que se chegarem ao seu conhecimento, podem te dar um novo olhar sobre seus cômodos.

Um exemplo é a incorporação de obras de arte em sua casa. Elementos decorativos, como esculturas, trazem um ar clássico. Pinturas com técnicas de luz e sombra, ou mesmo cubistas, trazem uma atmosfera diferenciada ao ambiente, o que pode te levar a querer ter um certo cuidado com a finalidade dessa decoração.

Tudo é permitido quando se trata de moldar seu projeto, mas nem tudo pode ser conveniente de ser inserido no ambiente. Elementos destoantes podem acabar, não só com a estética, mas com a aura que você quer dentro do seu lar.

Neutralidade e Natureza – Duas opções para você sair do aperto

Calma, se você não entende nada de arte e não gostaria de ter nenhuma na sua residência, não tem problema. Outra opção que pode te salvar na hora de escolher como moldar seus ambientes é a seleção de móveis e combinações de cores neutras.

Elas harmonizam os tons dentro do ambiente e combinam com uma grande gama de cores quentes e frias, o que deixa as mesmas com detalhes marcantes. Elas também se alinham bem com a natureza, uma alternativa para embelezar os ambientes.

Flores e plantas, no geral, refrescam e renovam o ar dos ambientes, valorizando a riqueza do imóvel e de toda a naturalidade dentro dele, como a luz solar que incide pelas janelas e portas.

Pesquise – você nunca sabe quando pode garimpar algo único

Antes de entrar nas lojas mais visadas e comprar absolutamente tudo que você acha bonito, pare e repense seus passos. Fazer uma pesquisa pode, além de te salvar um bom dinheiro, ainda economizar no trabalho que você terá ao montar os ambientes de sua casa.

Isso porque uma das partes mais gostosas de decorar por si, é selecionar as peças que estarão no ambiente, uma por uma, para que todas elas transmitam o sentimento que você quer imprimir dentro do seu lar.

Portanto, visite a maior quantidade de estabelecimentos possíveis, desde lojas de decoração e móveis, até mesmo brechós. Tudo é válido e, na ocasião, você pode achar uma peça única para a ser introduzida em algum canto do imóvel.

Um exemplo, muito em alta e que coloca em jogo o conceito do “não vou mais usar” e a infinita discussão sobre o acúmulo material desnecessário, são as antiguidades. Não precisam necessariamente ter séculos de história, mas uma peça que já não é mais fabricada, ou um produto com design diferenciado e que não se vê por aí, já passam o recado de forma prática.

Por fim, sempre tenha senso crítico e aproveite a ocasião para colocar a criatividade e a praticidade em movimento. Não é sempre que se tem a oportunidade de mudar o visual e a energia do seu lar. E, claro, continue conferindo outras dicas úteis sobre tudo que há de imóveis aqui no blog!

 

Fontes de Imagem:

Link: https://pixabay.com/photos/living-room-blue-blue-painting-3498914/
Código: 3498914
Crédito: Ryan Doka from Pixabay