Menu
Decoração / Dicas para a sua casa / Reforma

QUAIS OS RISCOS DE CONTRATAR SERVIÇOS DE REFORMA E DECORAÇÃO POR CONTA, SEM A AJUDA DE UM PROFISSIONAL?

Riscos de contratar serviços de reforma e decoração por conta

Frequentemente sou chamada por um novo cliente, descontente com o andamento da sua obra, que não teve um planejamento adequado e um projeto de execução. Vocês já tiveram algum problema em uma obra, reforma e decoração ou uma simples mudança na cor do seu lar? Confira como um profissional da área da construção civil pode te ajudar.

É assustador o que vemos em algumas obras, além da falta de técnica e profissionalismo, existe um desrespeito e oportunismo com os clientes: serviços mal executados; abandonados no meio do caminho; sujos; impregnados de massa, rejuntamento e tinta; muitos deles temos que quebrar; limpar e refazer tudo. Gerando mais gastos para o cliente, tempo perdido, mais aborrecimento para a família, sobretudo sonhos frustrados e decepção.

Saindo um pouco dos problemas óbvios e frequentes desapontamentos com obras sem projetos, quero destacar neste post graves pontos que passam despercebidos por quem resolve tocar sua obra sozinho.

Essa pessoa nem sempre se atenta a detalhes como:

  • As dimensões do elevador por onde irá passará tudo que vai comprar,
  • Não sabe quais horários são permitidos para carga e descarga no condomínio
  • Como funciona a saída de caçambas de entulho,
  • Não sabe que precisa de uma ART, que é uma autorização de responsabilidade técnica para a obra, afinal mexer na estrutura de um prédio é coisa séria.

” Já fui a um apartamento onde não havia estrutura definida para varanda gourmet, e não é que construíram uma churrasqueira lá e sem chaminé? E assim como 2 mais 2 são quatro, o síndico obrigou a destruí-la.”

Outra desvantagem de ficar sozinho nesta empreitada é não saber se o que você idealizou vai ficar bacana quando finalizado. Será que vai ficar igual ao que você vê na revista? Como você irá saber se o que deseja comprar cabe na sua casa? Pois é, isso quem vai dizer é um profissional especializado através de um ideal dimensionamento do seu espaço, um layout (desenho) chamado planta baixa.

Porém, quando um profissional devidamente qualificado é contratado no início do processo, e o cliente tem conhecimento da importância de um projeto de execução o resultado final é perfeito! Um bom projeto comtempla tudo que uma obra organizada precisa para iniciar, se desenvolver e ser finalizada com sucesso. Uma obra tem vida, vocês sabiam? Imaginem um bebe na barriga da mamãe, idealizado, esperado, amado antecipadamente, quando ele nasce requer cuidados específicos e imediatos, direcionamento, apoio, alimentação, cuidados, até que atinge sua maioridade e está pronto para os desafios da vida.

Sendo assim, para antecipar futuros riscos em sua obra basta buscar um profissional capacitado que irá guiar o projeto para bons caminhos, extrair deste profissional o máximo de conhecimento para que seu cantinho fique exatamente como sempre sonhou.

“Um ponto adicional bem relevante é que eu costumo trabalhar com várias parcerias, todas submetidas a minha supervisão e criteriosa aprovação, sou paga por um cliente exigente que espera o melhor de mim e eu espero o melhor de cada profissional, não funciona bem, tchau, abre espaço para outro ainda melhor. ”

Veja a seguir fotos de um muro revestido com pedras naturais rústicas, exemplo de serviço mal executado, tiradas pessoalmente e exemplos de como deveria ficar se executado corretamente:

 

 

 

No próximo post vou falar de valores, vou provar que a lenda de que contratar um profissional de decoração era privilégio de poucos é passado, até lá.