Quais os benefícios de comprar um imóvel na planta?

Comprar um imóvel é, sem sombra de dúvidas, um investimento. E, como todo investimento, é preciso ser estudado e feito com um planejamento certeiro, para que a repercussão de suas ações não resulte em prejuízos.

Assim, algumas pessoas sempre pensam em alternativas para esses investimentos. Até aí, tudo bem, sair do caminho tradicional pode até ser uma boa ideia, mas exige o dobro de cuidado por parte do comprador do imóvel.

Para que você, caro leitor, não tenha problemas, selecionamos alguns pontos importantes e que podem representar uma vantagem na hora de se investir em um imóvel na planta – que, por sinal, é uma das alternativas mais utilizadas na hora de se comprar um apartamento ou casa.

Quer saber mais? Falaremos nesse texto sobre:

– Valorização do imóvel

– Investimento a longo prazo

– Personalização de espaços

Imóvel na Planta – Qual a definição e os elementos por traz

Primeiramente, para se entender as vantagens de um imóvel na planta, é preciso entender o que é um imóvel na planta. Óbvio, não? Pois bem, um imóvel na planta é, na verdade, apenas um termo utilizado popularmente por corretores e outros para definir a modalidade de compra de imóveis adquiridos diretamente com a construtora ou incorporadora.

O grande lance é justamente prestar atenção nessa definição. Se você consegue comprar algo diretamente com aquele que faz o produto, você não necessariamente precisa estar atrelado a coisas que seriam imutáveis após o processo estar concluído.

A flexibilidade – uma das vantagens de comprar na planta – é o argumento essencial para que você possa entrar sem medo em um investimento desse. Basicamente, o investimento em um imóvel na planta é composto de 03 elementos:

# Terreno

# Incorporadora

#Construtora

Sobre esses três elementos, a principal coisa que você deve prestar atenção neles são as informações importantes e relevantes ao negócio que você deve buscar. Se o terreno estiver um local valorizado e a incorporadora e construtora tem um bom histórico de imóveis, esse com certeza poderia ser o diferencial de todo o negócio.

Planejamento – Como um imóvel na planta pode te trazer flexibilidade e economia

Vamos agora falar um pouco das vantagens de se comprar um imóvel na planta, começando pelo básico. A primeira possibilidade é a de planejamento financeiro, ou seja, diferentemente de comprar um imóvel já usado, na planta ele pode ter seu pagamento parcelado e com um maior tempo entre essas parcelas.

Assim, não ocorreria o comprometimento da renda mensal. Também, o imóvel na planta tem uma maior flexibilidade com a negociação de todos os aspectos envolvendo o mesmo. Por exemplo, é possível negociar a configuração do imóvel – caso o projeto permita – as formas de pagamento, os montantes das parcelas e até mesmo o valor do imóvel.

Essa negociação, assim, pode fazer com que você economize uma boa porcentagem – uma vez que os valores tendem a ter uma margem de abatimento muito maior – quando o comprador oferece cada vez mais recursos durante a obra ou no sinal do imóvel. Se estiver buscando uma assessoria mais personalizada para a escolha do imóvel, também já comentamos aqui sobre os Private Brokers.

De fato, é o investimento ideal para as famílias que querem se mudar, mas não tem a necessidade de fazê-lo de forma imediata. Também, se colocado a médio ou longo prazo, pode ser uma alternativa para a movimentação do dinheiro que está guardado.

Personalização – A versatilidade de suas escolhas com a tecnologia que você precisa

A versatilidade pode se encaixar perfeitamente com a economia de tempo, dinheiro e energia ao se comprar um imóvel na planta. O futuro morador, no caso você, não precisará se preocupar com a manutenção, o que te dá uma viabilidade maior de economia futura.

A tecnologia investida em imóveis é alta. Uma das mais recentes é a utilização de materiais isolantes na concretagem do piso, teto e paredes, para que o barulho dos outros apartamentos, por exemplo, não te incomodem quando for a hora do seu merecido descanso.

Da mesma forma que você pode encomendar da fábrica de carros o último modelo de sua marca favorita e colocar nele tudo que você quiser, com o imóvel ainda em obras, isso também é possível. 

Portanto a personificação e a tecnologia dos imóveis novos podem te dar uma outra perspectiva de valor dentro do seu investimento. Entre elas, estão:

# Valorização do imóvel após a construção (Ainda não sabe qual o momento do mercado imobiliário no Brasil?)

# Tecnologias recentes que te dão maior conforto e segurança (Por exemplo, já falamos aqui do telhado verde.)

# Elementos que deixam seu apartamento único

# Não se preocupar com reformas e manutenção em curto e médio prazo

Maior Segurança e Menos Burocracia – Ser o primeiro dono do imóvel tem suas vantagens

Outra vantagem é a segurança de saber que o imóvel ficará do jeito que você quer e você será o primeiro dono. Isso mesmo, você não terá que se preocupar com a parte de escrituração e a burocracia de transferência de propriedade.

Isso porque a papelada e a documentação necessária para o registro quando você é o primeiro dono é muito mais simples em todos os aspectos, tanto criminal, quanto civil, jurídico e contábil. Vale ressaltar, assim, que é uma “dor de cabeça” a menos.

 

Deixe uma resposta