Por que anunciar imóvel na web?

Que a internet está cheia de oportunidades para quem quer vender ou comprar algo, todo mundo já sabe. Mas as opções vão muito além da comercialização de roupas, eletrônicos, livros ou gadgets. Anunciar imóvel na web também já vem sendo uma prática que ganha mais e mais adesão.

Isso porque com a rotina atribulada das pessoas, todos querem mais facilidades para o seu dia a dia, sem desperdiçar tempo com ações físicas que podem ser realizadas à distância.

Isso fez o comportamento do consumidor mudar. Por isso, cada vez mais pessoas procuram o meio on-line para anunciar carros, lotes e até mesmo apartamentos ou casas. Dessa maneira, o mercado imobiliário precisa se ajustar às novas exigências dos clientes.

Seja por meio de um site de uma imobiliária, classificados on-line, grupos em redes sociais ou anúncios patrocinados, anunciar imóvel para venda ou locação na web é a estratégia que faltava para negociar com praticidade, conforto e também muita rapidez.

Neste post você vai entender por que anunciar imóvel na internet pode ser o que você precisa para fechar seu negócio. Acompanhe!

Anunciar imóvel: crescimento da mídia digital

De acordo com dados atuais da pesquisa brasileira de mídia e do Projeto Inter-Meios, a internet é o segundo meio de comunicação mais utilizado no país, no qual cerca de 10 milhões de brasileiros procuram por imóveis todos os meses.

Perde apenas para a TV, e fica à frente do rádio, que ocupou essa colocação por décadas, no quesito audiência geral. Mas a internet tem vantagens muito maiores que outros meios de comunicação quando o assunto é anunciar imóvel.


Com a popularização desse acesso por meio dos smartphones, a tendência é que esse número aumente sempre, já que a maioria dos compradores está sempre conectada, independentemente do horário ou local onde se encontram.

Só pra se ter uma ideia desse potencial, nos últimos 3 anos, o acesso móbile triplicou no país.

De acordo com essa realidade, o anunciante só tem a ganhar quando utiliza o meio on-line, pois é onde ele consegue um alto nível de visibilidade. Além de mais chances de alcançar a pessoa certa com seu anúncio.

Especialmente porque anunciar imóvel na web garante também uma melhor apresentação do produto imobiliário. Os consumidores poderão ver muitas fotos dos imóveis, com oferecem uma ideia muito aproximada da realidade, sem contar outras facilidades, como fazer um verdadeiro passeio no local por meio do tour 360.

Isso equivale  a uma visita com o corretor de imóveis, mas os consumidores querem primeiro saber das potencialidades de aquele imóvel agradá-lo, antes de tomar a decisão de assumir o  agendamento de um horário para ver o imóvel in loco.

Essa é uma realidade que precisa ser enfrentada pelos corretores de imóveis, especialmente o corretor autônomo, que precisa aderir a novas táticas de marketing e técnicas de venda para melhorar seus resultados.

Hoje, o consumidor primeiro pesquisa na internet, conhece todos os detalhes e só depois fica aberto a algum tipo de negociação, ou seja, a maior parte da decisão de compra (ou qualquer outra negociação) é realizada pela internet.

Por isso, o corretor que ouvir a sugestão “Anuncie seu  imóvel na internet”, com o tempo vai perceber que realmente as oportunidades de negócio que a prática da presença digital oferece são quase ilimitadas , principalmente para quem sabe usar os recursos do marketing imobiliário digital, que inclui anunciar imóvel na internet.

Ausência de barreiras geográficas

Além de ser eficaz e interessante, anunciar imóvel na internet oferece uma abrangência muito maior do que qualquer meio de comunicação, não só para chegar ao público local, mas também para atingir uma escala bem maior de potenciais clientes do que você imagina, especialmente se quiser acessar um mercado externo.

Se uma pessoa que mora em outra cidade, estado ou país tem planos de se mudar e necessita alugar ou comprar um imóvel novo, ela terá muitas chances de encontrar a sua oferta devido ao fácil acesso à internet. As possibilidades on-line são amplas e quase ilimitadas.

Pense bem, se uma família está de mudança de Portugal para o Brasil, qual o melhor meio de conhecer a futura residência? Saber metragens e disposições de cômodos, ver fotos e fazer tour, saber a localização (inclusive utilizando recursos de imagens por satélites), conhecer valores de condomínio e IPTU, etc. Usar a internet para essa pesquisa é uma economia imensa de tempo e dinheiro.

Anunciar imóvel pela web: melhor custo-benefício

Os canais digitais, quando não são gratuitos, apresentam alta rentabilidade para os anunciantes que optam pelos serviços pagos, no intuito de conseguir uma maior divulgação ou performance nas vendas.

Isso porque as tarifas para anunciar imóvel na internet normalmente são definidas por meio de uma combinação de tamanho, localização e site em que o anúncio é divulgado, levando em consideração o seu desempenho e demanda.

Tendo em vista que o alcance da internet é imenso, a divulgação nesse meio é muitas vezes mais barata do que na maioria dos tradicionais canais off-line, como os impressos.

Alto nível de  praticidade e  interatividade

Há algum tempo, quando ainda não era possível anunciar imóvel na internet, a maior parte das imobiliárias investia mais em meios como jornais, revistas e catálogos.

Em tempos de mídia impressa apenas, os anúncios precisavam ser enviados até certo horários, com artes gráficas e todas as informações impecavelmente terminadas, para uma publicação no dia seguinte, ou até mesmo no próximo domingo, dia em que os jornais ofereciam a maior quantidade de anúncios em todos os setores.

Se fosse uma revista então, os prazos eram ainda mais exigentes.

Se havia algo errado no anúncio, a publicação saía errada ou a arte era devolvida para eventuais ajustes. Isso demandava tempo e, muitas vezes, o anunciante perdia a janela disponível para publicação.

Isso sem contar as facilidades de edição de anúncio na internet, como trocar fotos ou incluir novas informações que serão atraentes para o futuro cliente.

Agora, com a internet, com apenas um clique, você anuncia um imóvel e sua oferta fica disponível para o mundo inteiro, especialmente nos portais imobiliários, que oferecem abrangência extremamente satisfatória. Se o negócio for fechado, com apenas outro clique você retira o anúncio do ar. Quer praticidade maior?

Além do problema de ter que atender a certos horários para publicação do anúncio, em meios diferentes da internet, o espaço disponível para mostrar fotos ou passar as informações necessárias sobre os imóveis também era restrito.

Webpages, ao contrário dos meios impressos, não possuem tantos limites, o que permite que a apresentação e descrição de imóveis seja bem mais abrangente e estratégica, incluindo todas as informações necessárias para atrair o público que deseja alugar ou comprar um imóvel.

Como já citamos acima, algumas plataformas oferecem até mesmo álbuns de fotos em alta resolução, vídeos, passeios virtuais e experiências em 3D para que o usuário conheça melhor o local anunciado. Todos esses recursos são capazes de aumentar o engajamento do cliente em potencial.

Mais rapidez na procura

A internet também permite que qualquer pessoa sozinha faça uma busca. Isso possibilita a comparação de propriedades, restrição de escolhas e menos tempo desperdiçado, tanto para o anunciante quanto para o potencial comprador ou inquilino.

Essa flexibilidade que dificilmente é encontrada nas outras mídias permite que você antecipe as necessidades do cliente, modifique seus anúncios com rapidez e os mantenha disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tudo isso com muita facilidade e sem dores de cabeça.

Considerando que com o  anúncio do imóvel em redes sociais, por exemplo, o anunciante permite que haja compartilhamentos que podem gerar visualização exponencial.

Outra grande vantagem de anunciar imóvel na internet é também proporcionar que o produto imobiliário seja facilmente encontrado pelos mecanismos de busca do Google.

Afinal, quando as pessoas não sabem onde encontrar qualquer coisa, é justamente pelas pesquisas  realizada neste canal, que hospeda e desenvolve serviços e produtos baseados na internet, que poderão  acessar tudo que existe no mundo.

Mais filtragem de público

Ao anunciar imóvel na internet, é possível direcionar o seu anúncio de forma a encontrar o grupo certo de potenciais clientes de acordo com sua classe social, localização, gostos etc. Isso ocorre porque a internet permite a customização de informações e possibilita encontrar um público qualificado.

As redes sociais e mecanismos de busca como o Google tentam fazer com que o conteúdo exibido para o usuário seja o mais personalizado possível, de acordo com seus interesses. Isso implica em mais facilidade para encontrar o cliente certo.

Além disso, o anunciante sempre tem a opção de procurar o tipo de site, fórum ou grupo de rede social mais adequado para anunciar imóvel na internet. Assim, fica mais fácil atingir o comprador com a informação que ele deseja em um formato comunicativo.

Mais liberdade para anunciante e cliente

Mensurar resultados, conhecer melhor seu público e traçar estratégias para uma melhor divulgação do seu anúncio são tarefas que podem se tornar muito mais fáceis e simples de se realizar com o uso de recursos on-line.

Durante esse processo de anunciar imóvel pela web, o anunciante tem a liberdade de experimentar todos esses métodos junto às novas formas de expor sua venda, testando o que pode ou não funcionar para o sucesso do seu anúncio. Fazer o mesmo com o uso da mídia off-line não seria apenas caro, mas também arriscado.

Além disso, a grande rede também oferece a liberdade para compartilhar informações sem esforço. Isso significa que até mesmo pessoas que não fazem parte do seu público-alvo podem visualizar e repassar as suas informações de venda para alguém que esteja interessado na sua oferta.

Além disso, sabe-se que anunciar imóvel na internet também é uma forma de oferecer mais privacidade para quem está procurando imóvel. Atualmente, as pessoas não querem  ter seu espaço invadido com ligações, preferem ter suas dúvidas sanadas por canais de comunicação de um blog ou contatos pelo e-mail.

Conforme cada vez mais pessoas estão aderindo ao uso constante da internet, é possível concluir que todos os anunciantes estão transferindo suas estratégias para o meio on-line, com o intuito de atender às exigências desse público moderno, que está cada vez mais conectado e quer ter o domínio de suas decisões de negócio.

Agora que você já sabe por que deve anunciar imóvel na internet, que tal procurar quem entende do assunto para divulgar sua oferta com eficiência e praticidade?


Um comentário em “Por que anunciar imóvel na web?

Deixe uma resposta