Menu
Decoração

O momento imobiliário no Brasil

Depois de anos enfrentando uma das maiores recessões no mercado imobiliário, o país ensaia uma retomada em grande estilo agora em 2019. Passado o auge da crise, pode-se vislumbrar um novo cenário para o mercado, e a expectativa dos próximos 5 anos segundo especialistas é a diminuição dos juros, uma maior abertura de financiamentos bancários e o lançamento de novos produtos que pretendem agradar todas as classes econômicas e faixas etárias de consumidores.

Todo esse otimismo em relação ao mercado imobiliário vem dos números registrados no segundo semestre de 2018, que reportaram uma alta significativa em comparação ao desempenho imobiliário dos últimos quatro anos, alta essa devido à dois fatores em especial. De um lado, a melhora da economia que levou à um aumento da busca por imóveis, e de outro lado a expectativa positiva das incorporadoras no momento, o que desencadeou o surgimento de ofertas de novos lançamentos, principalmente em bairros mais valorizados como a Vila Olímpia e Moema, por exemplo. Com essa perspectiva animadora, as incorporadoras têm tido mais fôlego para acelerar os possíveis novos lançamentos na capital, antecipando as necessidades dos consumidores que saem em busca de oportunidades para a compra do seu imóvel novo. A zona sul é uma das regiões com maior potencial atualmente, sendo uma das mais procuradas na hora de escolher um imóvel.

Tendo em vista essa preferência, as incorporadoras já estão desenvolvendo diversos lançamentos na Vila Olímpia e em Moema, justamente para atender essa demanda crescente na região. Ambos são bairros localizados em uma região nobre da cidade, e oferecem vias tranquilas para passeio, parques, baladas, shopping e um forte centro financeiro. Ao buscar um imóvel novo na Vila Olímpia, o consumidor leva em conta também a busca pela qualidade de vida, item essencial para quem vive nas grandes cidades, e o bairro agrupa diversos atrativos como ruas arborizadas e calmas, diversos restaurantes para agradar a todos os bolsos e paladares, baladas disputadas, shopping centers luxuosos, além de ser um bairro com grande foco do setor financeiro, abrigando diversas grandes empresas do mundo como o Google, Facebook, Parmalat, Unilever e mais. O bairro oferece também excelente locomoção via transporte público, e além dos diversos pontos de ônibus nas principais avenidas do bairro, como a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Avenida Hélio Pellegrino, a região ainda conta com a estação Vila Olímpia da CPTM que interliga com rapidez o bairro à diversas partes da cidade, como os bairros Pinheiros e Morumbi. Já quem busca um imóvel novo em Moema, irá se deparar com um bairro que oferece centenas de atrativos e facilidades em suas ruas e alamedas planas e arborizadas. Quem passa hoje em dia por Moema não imagina que o bairro já teve chácaras habitadas por imigrantes ingleses ou que bondes elétricos passavam por lá.

O comércio de rua é forte no bairro, principalmente no lado das ruas com nome de pássaros. Lojas chiques convivem com marcas mais acessíveis, e é possível encontrar também na região alguns outlets que valem a pena. A rua Normandia é um charme, e no final do ano ela vira um espetáculo à parte, com as suas luzes e decoração natalina. O bairro ainda conta com parques, shopping centers, restaurantes e uma vida noturna agitada, além de abrigar alguns dos colégios mais tradicionais da cidade. Como o mercado imobiliário não pode parar, aproveitando-se deste cenário mais regulado e promissor, as incorporadoras estão revisitando as modalidades de empreendimentos residenciais mais tradicionais e adequando-os às novas expectativas dos consumidores quanto aos novos lançamentos, incorporando projetos multiuso, com empreendimentos comercias e residenciais no mesmo terreno, os chamados street malls, justamente para atender a essa nova demanda de conforto e qualidade de vida que se espera na compra de um imóvel novo. Os condomínios clube também atraem a atenção de compradores, principalmente daqueles que buscam um local para morar com família, pois neles o consumidor encontra um lugar onde os pais, junto com as crianças e adolescentes possam desfrutar de uma série de atrativos como piscinas, quadras poliesportivas, cinema, academia, espaço pet, salão de beleza, espaço business, entre outros, com a comodidade de não precisar sair de casa. Com uma atual queda na inflação, cria-se um cenário muito positivo para a economia, e consequentemente, com um maior número de ofertas imobiliárias no mercado, é possível uma redução de juros e melhores condições para os clientes e assim a confiança por parte dos consumidores está voltando, e a ideia de comprar uma casa própria também.

Esse é um momento em que as imobiliárias devem dobrar seus esforços de atração, visando conquistar esse consumidor otimista e a auxiliá-lo na busca por um imóvel novo. E nesse sentido podemos destacar uma excelente ferramenta de auxílio para que as imobiliárias possam alcançar o seu público-alvo, que são as plataformas digitais. Esses market places oferecem uma experiência totalmente nova para o cliente, sendo que ainda contam com atendimento exclusivo e online, satisfazendo, assim, todas as expectativas dos clientes e com a vantagem de poder contar com a rapidez que mundo moderno exige. Algumas das plataformas existentes ainda são munidas de softwares de simulação de crédito para auxiliar o consumidor a verificar quais as condições e formas de pagamento existentes, e assim poder se planejar para a compra do seu imóvel novo. Essas são algumas das principais tendências para o mercado imobiliário em 2019, e é imprescindível que os consumidores estejam atento a todas elas, buscando aproveitar todas as oportunidades desse mercado em plena expansão que surgirão nos próximos meses.