Financiamento de imóveis: como o corretor pode ajudar o comprador?

Financiamento de imóveis: como o corretor pode ajudar o comprador?

Sair do aluguel e comprar uma casa ou um apartamento é o sonho de muitos brasileiros. Quando não se tem o dinheiro para pagar à vista, o financiamento de imóveis é uma das possibilidades de fazer esse desejo se tornar realidade.

Porém, são muitas etapas até o momento de pegar as chaves, e é preciso ter bastante atenção em cada detalhe. Afinal, esse é um investimento importante e de alto valor financeiro e emocional.

Assim, o trabalho do corretor é essencial para tornar o processo mais fácil e evitar problemas. Continue lendo este texto para saber de que maneiras o corretor pode auxiliar o comprador que vai financiar um imóvel.

Ajudando na revisão da documentação

Após demonstrar as opções disponíveis e ajudar o cliente a escolher o melhor tipo de imóvel para ele, é hora de solicitar a documentação que será enviada ao banco. No entanto, a lista de documentos para pessoas físicas e para comprovar renda pode gerar dúvidas. Veja o que é necessário para compradores assalariados:

  • Carteira de identidade (RG), original e cópia;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física), original e cópia;
  • Comprovante de estado civil, original e cópia;
  • Contracheques dos últimos meses, originais e cópias.

Além disso, uma dificuldade muito comum é comprovar os rendimentos quando o cliente não trabalha de carteira assinada. Nesse caso, é possível comprovar renda com a declaração de Imposto de Renda ou com extratos bancários.

É papel do corretor de imóveis orientar e revisar todos os documentos com o comprador antes de solicitar o crédito imobiliário ao banco.
Outro detalhe importante é verificar se não existem pendências no nome do cliente em órgãos de proteção ao crédito.

Apresentando as opções de financiamento de imóveis

É dever do corretor ensinar ao cliente as diferenças entre o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), além de explicar sobre o programa Minha Casa Minha Vida. Na grande maioria das vezes, o comprador não conhece essas modalidades e não sabe qual é a melhor opção para ele no momento.

É fundamental explicar o financiamento de imóveis passo a passo, como funciona a análise do banco e as nomenclaturas utilizadas durante processo. Isso faz com o que o cliente fique mais tranquilo para esperar a resposta do banco.

Sendo realista e honesto com o comprador

Oriente o cliente de maneira que ele entenda que não é indicado que as prestações do financiamento comprometam mais que 30% da sua renda. Para evitar frustrações e problemas no futuro, é importante ser bem realista quanto ao valor do imóvel e das parcelas.

Faça simulações junto com o cliente e mostre qual é o limite que deve ser investido no valor total do imóvel. Também é fundamental deixar claro sobre todas as taxas, os tributos ou os impostos que comprar um imóvel pode gerar. Não esconda nada!

Deu tudo certo e o crédito foi aprovado? Excelente! Agora acompanhe e tire as dúvidas do comprador também no momento de assinar o contrato com o banco.
O mercado imobiliário foi muito afetado pela crise econômica do país, mas a boa notícia é que as previsões são otimistas para esse setor no ano que vem.

Para desfrutar do cenário positivo é importante estar preparado e atualizado sobre financiamento de imóveis e tudo o que envolve o mercado imobiliário. Aproveite para continuar estudando: aprenda como vender financiamento imobiliário e seguro residencial.

Um comentário em “Financiamento de imóveis: como o corretor pode ajudar o comprador?

Deixe uma resposta