Menu
Carreira / Corretor Imobiliário / Corretor Iniciante

Dia do corretor de imóveis: entenda por que você deve comemorá-lo

Dia do corretor de imóveis: entenda por que você deve comemorá-lo

O Dia do Corretor de Imóveis, comemorado no dia 27 de agosto, celebra uma profissão que é de grande importância econômica e social no Brasil e no mundo. Para que você entenda a significado dessa data e o valor da categoria que a ela homenageia, nós preparamos esse artigo.
Confira!

Um pouco de história

Ainda que em sentido figurado, podemos dizer que a relação do Brasil com a corretagem, de certa forma, vem desde o descobrimento. Afinal, enquanto Pedro Álvares Cabral cumpriu a função de prospectar a oportunidade que o novo mundo abria para a Coroa Portuguesa, Pero Vaz de Caminha se encarregou de descrever as novas terras na famosa carta que enviou para o Rei Dom Manoel, de Portugal.

Contudo, a rigor, a atividade do corretor de imóveis em nosso país só teve início de fato em 1807, pouco depois da chegada da família real. Isso porque, durante o período colonial, todos os negócios oficiais, inclusive os que envolviam terras e outras propriedades imobiliárias, ficavam a cargo de agentes da Coroa e sofriam pouca interferência de pessoas autônomas.

Foi ao longo do século 19 que a profissão assumiu contornos mais definidos, ao mesmo tempo em que as transações imobiliárias se desenvolviam em todo o território nacional. Em 1901, ainda sob a denominação de agente imobiliário, a corretagem foi reconhecida como uma atividade profissional em nosso país.

Em 1937, a categoria já estava bastante organizada. Naquele ano, surgiu o primeiro sindicato de corretores de imóveis do país, no Rio de Janeiro. Porém, ainda demoraria algum tempo para que a profissão fosse regulamentada por lei.

Por que comemoramos o Dia do Corretor de Imóveis em 27 de agosto?
Somente com a publicação da Lei Federal nº 4.116, de 27 de agosto de 1962, a atividade do corretor de imóveis recebeu uma regulamentação no Brasil. Por esse motivo, a data de publicação da lei, 27 de agosto, passou a ser reconhecida como o Dia do Corretor de Imóveis.

Em 1978, a Lei nº 4.116 foi substituída por outra Lei Federal, de nº 6.530. Todavia, o dia 27 de agosto permaneceu como a data que homenageia a profissão.

O desenvolvimento nacional

Como vimos, as atividades próprias da corretagem contribuem com o desenvolvimento do Brasil desde o descobrimento. Da prospecção de boas oportunidades, passando pela descrição das características de um imóvel, até chegar à conclusão de uma transação imobiliária, o corretor cumpre uma série de funções que favorecem a economia e a sociedade, em vários sentidos.

Por exemplo, é preciso considerar que a expansão urbana se processa, em grande medida, graças à capacidade que o corretor de imóveis tem de perceber as necessidades da população e de criar meios para que elas sejam atendidas. Assim, surgem os novos empreendimentos imobiliários — como os novos bairros e os condomínios horizontais e verticais —, criando as condições para que residências se estabeleçam e para que empresas se instalem.

Toda essa atividade é fonte de geração de renda e de emprego que favorece a uma imensa cadeia produtiva. É preciso considerar que, além dos corretores envolvidos, um empreendimento imobiliário ocupa centenas ou milhares de profissionais, dependendo da proporção do negócio.

Tomando como referência a criação de um condomínio residencial, podemos citar algumas das inúmeras funções que precisam ser cumpridas para viabilizar o empreendimento. No início, há o planejamento, que emprega arquitetos e urbanistas. Na sequência, as equipes de terraplanagem entram em ação para que, em seguida, venha a turma do arruamento, das instalações sanitárias e de abastecimento de água e luz. Finalmente, ocorre a comercialização dos lotes, onde as casas serão construídas.

Esse é apenas o início de um novo ciclo da construção civil, que exigirá a atuação de mais profissionais dos vários setores e o emprego dos materiais produzidos pela indústria, que também ocupa uma imensa quantidade de funcionários.

Não é por acaso que, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), o setor emprega cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil. Ou seja, mais de 6% da população brasileira está a serviço da construção civil.

Ora, não resta dúvida que, como responsável pelas transações imobiliárias que negociam muitos dos imóveis produzidos pela construção civil, a corretagem tem grande responsabilidade sobre tudo isso. Esse fato denota ainda mais a importância do Dia do Corretor de Imóveis.

A dinâmica do mercado

Neste dia do corretor de imóveis, é importante também ressaltar que a atividade do profissional da corretagem não se restringe aos lançamentos imobiliários. Afinal, a corretagem exerce inúmeras funções na intermediação dos negócios imobiliários de todos os gêneros. Transações que envolvem vendas, permutas e locações de imóveis novos e usados, urbanos e rurais, industriais, comerciais e residenciais.

Nesse extenso mercado, o corretor atua na avaliação, na análise da documentação, fazendo as interfaces nas negociações, elaborando contratos, administrando relacionamentos e exercendo uma imensa quantidade de outras tarefas.

Não importa. Onde há uma negociação imobiliária acontecendo, o corretor tem uma função a cumprir. Portanto, ele é o principal agente na manutenção da dinâmica do mercado e faz isso em qualquer época. Mesmo em tempos de economia difícil.

A conexão com o futuro

Como peça chave do desenvolvimento nacional e da manutenção da dinâmica do mercado imobiliário, o corretor de imóveis precisa estar preparado para atuar de maneira ética e profissional no presente e, mais do que isso, deve estar conectado com as tendências que estão moldando o futuro. Aliás, muitas dessas tendências são ditadas pelo próprio mercado imobiliário, seguindo as diretrizes que os profissionais da corretagem estabelecem.

Vale considerar que, diferente de como se processavam no passado, os empreendimentos imobiliários atuais acontecem como consequência de pesquisas consistentes, que avaliam a viabilidade dos negócios antes que passem para a etapa seguinte de produção. Nesse processo, o corretor cumpre uma função decisiva. Muitas vezes, é ele quem aponta os nichos onde os estudos devem ser realizados e fornece informações relevantes, decorrentes da experiência profissional conquistada.

Ao mesmo tempo, é importante considerar a evolução na forma de atendimento que o profissional de corretagem desenvolveu. Hoje, de posse da tecnologia, o corretor de imóveis atua como um consultor capacitado a atender a todas as demandas por informação geradas pelo mercado — formado por compradores, vendedores, locadores e locatários —, fazendo isso com agilidade e precisão.

Afinal, enquanto no passado a descrição de um imóvel dependia exclusivamente das palavras — como as usadas por Pero Vaz de Caminha —, na atualidade, é possível enviar fotos e vídeos para o celular de um cliente. Tudo isso facilita bastante as rotinas do trabalho, cria maior confiabilidade na qualidade da informação prestada e oferece maior comodidade e conforto ao cliente.

Considerando que a evolução tecnológica não para e que as necessidades do mercado imobiliário continuam se transformando, o corretor de imóveis também está continuamente se atualizando. É por isso que a realidade virtual, por exemplo, já se faz presente em várias ações de corretagem, denotando que o profissional desse segmento está e sempre estará preparado para atender aos clientes da melhor maneira possível.

As funções que o profissional da corretagem cumpre e a disposição que ele tem para se aprimorar continuamente são um ótimo motivo para comemorar o Dia do Corretor de Imóveis com grande orgulho.
Agora que você já sabe por que comemorar o Dia do Corretor de Imóveis, baixe o nosso ebook com tudo o que você precisa saber para ser corretor de imóveis.