Menu
Decoração / Dicas para a sua casa / Organização

10 lindas ideias de despensas para se inspirar

Despensa é o lugar da casa, geralmente destinado à guarda ou armazenagem de gêneros alimentícios, entre outros produtos. Para esse lugar da casa ser 100% eficiente e guardar os alimentos de forma correta, precisa estar próximo da área de preparo dos alimentos, ser construída de forma que insetos e outros animais não entrem. Além disso, a despensa precisa ser fácil de ser limpa.

Quer ter uma despensa em casa, mas não sabe como organizar o local? Confira abaixo diferentes tipos de despensas. É uma mais bonita que a outra!

Confira 10 ótimas opções de despensas

Em prateleiras

Antes

10 lindas ideias de despensas para se inspirar

Reprodução Instagram/@classyclutter – Ideia de despensa.

Depois

10 lindas ideias de despensas para se inspirar

Reprodução Instagram/@classyclutter

Tem um pequeno cômodo em casa e não sabe como transformá-lo em despensa? As imagens acima mostram um belo jeito de fazer isso. Com prateleiras simples, mas ao mesmo tempo sofisticadas, o ambiente ficou uma graça. O branco escolhido para as estantes merece grande destaque, já que é uma tonalidade que combina com exatamente tudo! Outro detalhe que realça a beleza do local é o papel de parede com desenhos coloridos. Ele funciona muito bem com as prateleiras e recipientes limpos e brancos. Muito encantador!

Em armários

10 lindas ideias de despensas para se inspirar

Outro ótimo jeito de armazenar os alimentos é em armários com portas deslizantes. para uma decoração rústica, invista bastante em potes de vidro que tenham o mesmo modelo. Pela imagem dá para perceber que os potes têm que estar sempre muito bem limpos, para que o visual da despensa não se altere.

Despensa em prateleira aberta

10 lindas ideias de despensas para se inspirar

Reprodução Katie Currid

Outra grande dica para quem gosta de mais praticidade na cozinha, é montar uma despensa aberta. Para deixar o ambiente com clima ainda mais retrô, estoque o local com cerâmica artesanal e panelas de cobre. Visualmente vai ficar deslumbrante. Em cima, organize os potes e sacos de alimentos. Agora, na parte de baixo, guarde suas panelas. Destaque para os ganchos de penduram as canecas antigas. Um graça!

A boa e velha despensa clássica

10 lindas ideias de despensas para se inspirar

Sem ousadia, sem erro. Aquele modelo de armazém de comida em formato de armários, ao lado do fogão nunca sairá de moda. Ele é prático e guarda muito bem os alimentos. Neste caso, a pessoa soube usar muito bem a discrição na hora de montar sua despensa. De modo despretensioso, apenas alguns alimentos aparecem na bancada. Só os mais usados, aparentemente.

Para espaços amplos

10 lindas ideias de despensas para se inspirar

Reprodução Melanie Rieders

A maioria de nós não é abençoada com uma ampla despensa, e é por isso que esta casa no Brooklyn dá a muitos de nós a esperança. As proprietárias da casa aproveitaram a vasta parede da sala e instalaram um verdadeiro armazém de alimentos. Uma reviravolta pouco convencional: uma parte das prateleiras da sala de estar funciona como a despensa da casa. Forrado com belos produtos secos, preenche a lacuna entre a cozinha e a sala de estar.

Para famílias grandes

10 lindas ideias de despensas para se inspirar

Reprodução Hayley Kessner

Aqueles com uma grande família apreciarão essa enorme despensa. Então se  muitas pessoas moram com você e em sua casa, há uma área extensa como essa, aposte no local. Neste exemplo, o armazém fica localizado em um espaço estreito. Além disso, o espaço guarda também utensílios de cozinha e eletrodomésticos. Outro ponto importante do local é a janela. Despensas em grandes cômodos que nem a da imagem acima precisam estar sempre muito bem arejadas. Assim os alimentos irão ficar em bom estado por muito mais tempo.

Pequenos espaços

10 lindas ideias de despensas para se inspirar

Reprodução Instagram/montenapoleonehome

10 lindas ideias de despensas para se inspirar

Reprodução Instagram/montenapoleonehome

Tem pequenos espaços verticais em sua casa e acha que eles dariam ótimas despensas? Veja que graça essas inspirações.  Aqui nessas opções, os espaços verticais são maximizados com prateleiras que vão do chão até o teto. Além disso, outro ponto positivo sobre essas dicas é a cor escolhida. De longe o branco é a tonalidade mais procurada para decorar as despensas. O motivo é simples: não tem como errar com uma paleta branca e limpa na cozinha. Esses elementos juntos deixam, de certa forma, que os alimentos fiquem armazenados em perfeitas condições.

Faça você mesmo (DIY)

10 lindas ideias de despensas para se inspirar

Reprodução INstagram / bigfamilylittlefarmhouse

Para fechar essa lista com chave de ouro, esse modelo DIY de despensa é bastante inspirador para quem não tem o luxo de mandar fazer ou comprar uma para sua casa. Esta charmosa despensa foi espremida em um pequeno espaço ao lado da cozinha e feita de uma estante de metal acessível, semelhante àquelas encontradas em uma cozinha comercial.  Embora esta unidade possa ter uma aparência fria e industrial, as caixas rústicas de armazenamento e ingredientes visíveis fazem com que pareça o sonho de um cozinheiro.

Primeiro de tudo, antes de fazer sua despensa, tenha em mente que, se você não souber por onde começar a criar sua despensa dos sonhos, comece rotulando caixas, vidros, potes e etc. Logo o seu armazém de comida ficará com a cara que você quer que ele tenha!