Menu
Mercado Imobiliário

Corretor imobiliário robô e a sua ascensão

Corretor imobiliário robô já é uma realidade! Hoje em dia, investir muita grana em novas tecnologias alternativas e modelos de negócios para reverter as transações imobiliárias tradicionais, é agora, algo grande demais para ser ignorado.
Há alguns anos, quando uma ferramenta que permite a compra e venda de imóveis on-line sem falar com corretor, imobiliária, incorporadora e construtora, foi anunciada nos Estados Unidos, poucos ficaram surpresos com a ideia. Hoje em dia, essa ferramenta de corretor imobiliário robô é muito usada.

+ 4 hábitos para corretores de imóveis mandarem bem nas vendas

Reprodução New York Post

Ferramentas que também ajudam os corretores

Felizmente, também há muito dinheiro sendo investido em tecnologias que não ignoram os corretores imobiliários. Dos CRMs aos chatbots (programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas), os corretores têm mais poder de computação à sua disposição do que qualquer analista do setor teria há uma década.

Nesta era de aplicativos os profissionais da corretagem estão armados e prontos para combater o modelo de compra feito pelas pessoas que não gostam muito da ideia de ser acompanhado por um agente imobiliário. E para mostrar aos consumidores que, embora o relacionamento entre corretor e comprador esteja de fato mudando, uma licença de propriedade vale a pena, muito mais do que papel que é impressa.

Como adotar a automação sem se tornar um corretor imobiliário robô

Em muitos lugares do mundo, os negócios imobiliários são afetados pela escassez de corretores. Os proprietários estão ficando nos imóveis por mais tempo, as taxas de hipotecas estão subindo (duas vezes já neste ano), e os preços das casas estão seguindo o exemplo.
Com menos oportunidades de imóveis, os corretores imobiliários estão sob demanda crescente para garantir que eles comercializem e vendam uma casa sem soluçar. Afinal de contas, os contratos de listagem não duram muito tempo. Atender a essas demandas pode prejudicar o tempo que os agentes imobiliários se comprometem com os clientes compradores a encontrarem novos imóveis.

Corretor imobiliário robô e a sua ascensão

Corretor imobiliário robô e a sua ascensão

Ferramentas estão trabalhando em conjunto com os corretores

Felizmente, as ferramentas de automação de vendas, incluindo chatbots da Web e do Messenger, campanhas automáticas de gotejamento e até mesmo publicidade on-line redirecionada, podem trabalhar em conjunto para rastrear e cultivar leads, muitas vezes sem qualquer forma de intervenção manual – até a hora de assinar um contrato.
Enquanto as máquinas estão fazendo sua parte para encontrar leads, os corretores podem se concentrar nos imóveis e no relacionamento com os clientes, facilitando a pressão de equilibrar a busca por novos negócios com a manutenção dos negócios atuais.

Como se tornar um verdadeiro corretor imobiliário

A tecnologia realmente mudará a relação entre corretores e compradores. Assim como ela conseguiu criar o corretor imobiliário robô, transformará os agentes imobiliários em profissionais mais orientados para o serviço e com visão estratégica. E isso é bom, pois os consumidores perceberão como pode ser complicado aplicar os dados do mercado a uma decisão real de compra, reforçando ainda mais a necessidade de um consultor de confiança com experiência.
Por exemplo, não é razoável supor que as visitas aos imóveis sem corretores ganhem força, à medida que tours de vídeo ao vivo e realidade aumentada imergem corretores e compradores em propriedades longe, e sites de consumidores compartilham volumes de dados sobre bairros.

Tradicionalmente, a realização de excursões com compradores era, em grande parte, sobre a aquisição de causas. No entanto, não há motivos para que a tecnologia não possa determinar isso, liberando agentes para permitir que os compradores vejam as residências por conta própria, retransmitam informações e depois permitam que o agente os ajude a decidir como eles se encaixam em suas pesquisas.

Nenhuma parte interessada da indústria está imune ao impacto que a tecnologia está tendo sobre o relacionamento entre consumidor e corretor – está de fato mudando, mas em quê, ninguém tem certeza. Sabemos que os consumidores agora têm alternativas reais para o modelo tradicional, mesmo que seja necessário tempo para sacudir as rugas na plataforma do ibuyer.

Mas, à medida que os incômodos do mercado demoram pelo menos dois anos para serem resolvidos, os desenvolvedores de software e os experientes agentes de web continuarão a alavancar dados de marketing, plataformas de automação e big data para perpetuar o valor de uma licença imobiliária. O dia do corretor imobiliário robô ainda não está em cima de nós, felizmente. E, continuando a ser um recurso valioso e confiável para seus clientes, os agentes podem mantê-los afastados um pouco mais.

Sobre o autor

Trabalhando no desenvolvimento e implementação de inovações e tecnologia junto ao mercado imobiliário. Co-Founder da empresa Loopimoveis.com, uns dos portais imobiliários que mais cresceu nos últimos anos.