Corretor de imóveis ou consultor imobiliário

Corretor de imóveis ou consultor imobiliário: qual é a diferença?

É muito comum ouvir os termos corretor de imóveis e consultor imobiliário quando se está pesquisando ou conversando sobre aquisição, venda ou locação de imóveis.

Apesar de serem usados como sinônimos, muitas vezes, estamos falando de dois profissionais diferentes. Ambos são extremamente importantes na negociação imobiliária e podem auxiliar muito quem está pensando em comprar ou vender uma propriedade.

Mas o que cada um faz e qual é a diferença entre as profissões? Neste post, vamos tirar as suas dúvidas em relação a essas questões. Boa leitura!

Entenda a função do corretor de imóveis

Corretor imobiliário é o profissional responsável por executar todos os procedimentos relacionados à transação imobiliária. O trabalho de um corretor inclui a prospecção de imóveis e de possíveis compradores.

Além disso, eles fazem a análise para saber se a propriedade é compatível com o que o cliente deseja e até mesmo fornecedor a avaliação do valor de um imóvel, a partir da análise da arquitetura, localização e pontos fortes do espaço.

Podemos que ele atua forte no segmento do relacionamento, faz o papel de intermediário nas negociações entre o dono do imóvel e a pessoa interessada em comprá-lo. Além disso, também garante que o negócio será bom para todos.

Outra função importante do corretor de imóveis é providenciar para que toda a documentação do imóvel, como certidões, escrituras e contratos, e do cliente seja entregue de forma correta.


O que faz um consultor imobiliário?

Se você quer entender o que um consultor imobiliário faz, é importante saber que ele é o profissional que faz uma análise profunda sobre a economia, os tipos e as condições de financiamento e o mercado de imóveis de maneira global.

Esse estudo faz com que ele se torne capaz de produzir estimativas sobre as melhores condições e oportunidades do mercado imobiliário.

Tem uma visão mais abrangente e externa sobre o momento de realizar uma transação, a partir do cenário que se apresenta.

Conheça as diferenças entre o consultor imobiliário e o corretor de imóveis

Algo que os dois têm em comum é a oportunidade de saber como vender imóveis, mas enquanto o corretor  está mais ligado à parte prática das negociações imobiliárias, o consultor é o profissional teórico, que pesquisa sobre quando e como essas negociações devem ser realizadas.

Para exercer a função de corretor imobiliário é preciso ter registro no Creci (Conselho Regional de Corretores de imóveis) do Estado em que o profissional atua. Enquanto para exercer a função de consultor imobiliário, a formação mais comum é na área de Administração de Empresas.

O pagamento desses profissionais também é diferente. O corretor de imóveis recebe comissões sobre os negócios concluídos, as vendas ou a locação de imóveis, e as metas batidas.

Já para quer saber quanto ganha um consultor imobiliário, é importante entender que o consultor recebe independentemente do seu resultado, seja por hora, dia ou mês. Ainda assim, esses valores podem ser muito flutuantes, de acordo com a pesquisa exigida pelo contratante.

Saiba quando procurar um corretor ou um consultor imobiliário

Agora que sabemos quais são as diferenças entre essas duas profissões, talvez você esteja se perguntando quando e qual desses profissionais deve procurar para ter as suas necessidades atendidas.

O corretor de imóveis pode ajudá-lo, com a parte burocrática, as documentações, as visitas ao imóvel, a avaliação da arquitetura e a verificação das condições do propriedade, a decidir qual é a melhor opção de imóvel para você.

Ele também pode ajudá-lo na intermediação entre as partes envolvidas na compra ou venda da propriedade.

E o consultor imobiliário, o que faz? Pode-se dizer que esse é um profissional que pode ser procurado antes da negociação efetiva de um imóvel, ou seja, antes da atuação do corretor.

Porque o que faz um consultor de negócios imobiliários, é orientá-lo sobre quando e quais são as melhores condições para vender ou comprar o imóvel, além de ser capaz de produzir estimativas a médio e longo prazo sobre o mercado imobiliário.

Além disso, esse profissional pode dizer se é ou não o melhor momento para comprar ou vender um imóvel e também pode dar consultoria de financiamento imobiliário.

Se você ainda quer entender melhor o que um consultor imobiliário faz, pense que ele é o profissional que vai ter uma visão geral do universo imobiliário, porque precisa desenvolver pesquisas que o credenciam a fornecer estratégias de negócios para o melhor cenário, pode até mesmo dar dicas para corretor de imóveis.

Embora a consultoria no setor seja uma profissão razoavelmente nova, exatamente pelo seu conhecimento teórico e análise mais aprofundada do segmento, o consultor imobiliário tem sido muito procurado por imobiliárias, corretores de imóveis e investidores, para avaliar o universo imobiliário de forma mais técnica.

Entendeu a diferença entre corretor de imóveis e corretor imobiliário? Está precisando da ajuda de algum desses profissionais? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário no post!

Deixe uma resposta