Menu
Dicas de Compra / Dicas de Imóveis / Mercado Imobiliário

Contrato de compra e venda de terreno: saiba o que não pode faltar

Assim como ocorre com imóveis, o contrato de compra e venda de terreno é o documento que vai dar mais segurança a respeito do sucesso da negociação imobiliária a compradores e vendedores.

Além da transparência e da regularidade que um modelo de contrato de compra e venda de terreno pode conferir à transação, o documento também vai estabelecer os direitos e deveres de cada parte envolvida no negócio.

Então, chega a ser redundância dizer que comprar terreno com contrato de compra e venda  é seguro, além de indispensável.

Mas após a leitura e antes de assinar, é preciso ter conhecimento sobre o que não pode faltar no documento. Por isso, vamos mostrar neste post o que é essencial que fique registrado no contrato particular de compra e venda de terreno.

Como funciona contrato de compra e venda de terreno?

Quem tem dúvidas sobre a força de um contrato de compra e venda de terreno, seja de natureza particular ou pública, pode consultar o Código Civil, que descreve o documento como um instrumento em que um dos contratantes se obriga a transferir o domínio sobre certa coisa, e o outro a pagar certo preço em dinheiro pelo que foi comprado.

A lei garante que com um contrato de compra e venda de terreno urbano à vista ou ou contrato de compra e venda de terreno rural à prazo, seja em que modalidade for, assinado por ambas as partes, as obrigações de cada um deverão ser cumpridas. Caso não sejam, é possível buscar a garantia dos direitos na Justiça.

Um contrato de compra e venda de terreno é semelhante a um contrato de compra e venda de  imóvel edificado, o que vai mudar são as especificações de cada transação.

Por isso, embora haja vários tipos de contratos disponíveis para pesquisa na internet, o ideal é que um bom advogado faça o acompanhamento das cláusulas e itens necessários para que o documento cubra todos os possíveis desdobramento da negociação imobiliária.

É certo entender que em um contrato de compra e venda de terreno simples não podem ser excluídas a identificação completa das partes envolvidas, jurídicas ou físicas, além dos dados da profissão, estado civil e endereço de domicílio, bem como descrição das características do imóvel, preço negociado e prazo de pagamento.

Mas existem outros itens que são absolutamente necessários em um contrato de compra e venda de terreno à vista ou a prazo.

Como fazer contrato de compra e venda de terreno: itens necessários

É importante ressaltar que todos esses itens são indispensáveis mesmo no caso de um contrato de compra e venda de parte de terreno:

  • Dados pessoais dos compradores e proprietários (RG, CPF, estado civil, etc);
  • Descrição do imóvel (área comum, área útil, vagas de garagem, etc);
  • Data da escritura;
  • Localização com alusão ao número de transcrição ou matrícula junto ao Cartório de Registro de Imóveis, assim como a Inscrição Municipal;
  • Local e forma de pagamento;
  • Preço do valor total e do bem transacionado;
  • Existência de financiamento imobiliário, para o caso de um contrato de compra e venda de terreno à prazo;
  • Valor da entrada;
  • Multas;
  • Datas de vencimento das parcelas seguintes;
  • Condições para efetivação das parcelas do pagamento;
  • Índice e periodicidade de reajuste (quando aplicável);
  • Prazo para entrega do imóvel pelo vendedor — vazio de objetos e pessoas, ou acordos especiais entre as partes;
  • Ressalvas de conhecimento e concordância entre as partes;
  • Previsão da entrega do terreno;
  • Emissão de posse definitiva ou provisória;
  • Cláusula de rescisão.

Documentos a serem anexados ao contrato

  • Certidão negativa de de restrição ou pendência jurídica, como a falta de um documento, ou débitos de tributos;
  • Laudo de vistoria, documento que deve ser anexado ao contrato, apresentado em duas vias, que vão revelar as condições do terreno em questão.

Cláusula de rescisão: por que ter em um contrato de compra e venda do terreno?

Esse item não pode faltar porque é justamente nele que vão constar as consequências em caso de desistência de qualquer uma das partes envolvidas.

É preciso incluir se o responsável pela quebra do acordo vai perder ou não a quantia investida, se vai precisar pagar multas contratuais ou se vai haver indenização para quem perdeu o negócio.

Mas é importante saber que a lei pode considerar o contrato de compra e venda de terreno sem legitimação em alguns casos, o que poderá torná-lo nulo:

  • Venda de ascendente a descendente sem anuência dos demais dependentes;
  • A alienação de terreno sem concordância do cônjuge, quando necessário;
  • Venda de parte indivisa em condomínio.

Se o terreno vendido estiver em inventário judicial, a venda vai depender de autorização judicial ou poderá ser realizado com a cessão de direitos hereditários, assinada por todos os herdeiros.

Apesar disso, só será possível realizar o registro do imóvel em cartório após o final do processo judicial.

Além disso, caso a parte compradora ou vendedora seja casada em regime de comunhão de bens, é preciso também a anuência do cônjuge. Mas caso o regime de casamento for de separação de bens, essa anuência está dispensada.

Negociação entre cônjuges

Pelo artigo 499 do Código Civil, está proibida a venda entre cônjuges de bens que serão partilhados na comunhão, ou seja, se fizerem parte do patrimônio do casal.

Neste caso, nem mesmo um contrato para regularizar a compra e venda de terreno vai possibilitar a negociação, a menos que seja um imóvel recebido como herança, e que não faça parte do patrimônio.

Como registrar um terreno com contrato de compra e venda?

Embora não haja obrigatoriedade, é sempre prudente registrar o cartório de compra e venda de terreno.

Esse registro torna o conteúdo do contrato incontestável por terceiros que não participaram da negociação.

O  instrumento particular serve para formalizar o contrato de compra e venda de terreno desde que o valor não ultrapasse 30 salário mínimos.

Quando o instrumento de compra e venda de terreno é particular, é necessário a presença de duas testemunhas, com suas assinaturas reconhecidas pelo cartório.

Mas caso  a negociação tenha valor superior é preciso lavrar o contrato de compra e venda de terreno de posse  de forma pública no Cartório de Notas. Não é necessária a presença das testemunhas em virtude da fé pública que o cartório já detém.

Como escriturar um terreno com contrato de compra e venda de terreno?

Apenas lavrar o contrato em cartório não  é suficiente garantir a escritura do terreno em negociação.

A escritura definitiva do imóvel é outro documento a ser providenciado e lavrado no Cartório de Notas, com a presença de um tabelião e valor total da transação.

Com isso, o imóvel é transmitido definitivamente entre as partes envolvidas. Mas o processo precisa ser realizado corretamente.

Primeiro com elaboração, assinatura e registro em cartório do contrato de compra e venda de terreno, depois transferência da escritura do vendedor para o comprador  e após isso o novo proprietário deve apresentar a escritura definitiva no Cartório de Registro de Imóveis, onde o imóvel está registrado, e solicitar o registro na matrícula correspondente.

Independentemente da realização do contrato, o vendedor não fica dispensado de emitir o recibo de compra e venda de terreno.

O recibo de compra e venda de terreno simples é uma forma de atestar que o comprador efetuou o pagamento no negócio realizado. Por sinal, não deixe de guardar esse documento com muito cuidado também.