Menu
Como vender mais / Corretor Imobiliário / Marketing Digital para Corretores

Como vender um imóvel rápido?

Como vender um imóvel rápido?

Que corretor imobiliário não quer entender como vender um imóvel rápido? Dentro do setor, essa é uma meta constante a ser cumprida, especialmente porque muitas vezes a morosidade para chegar até o momento de bater o martelo na negociação  pode ocasionar uma certa frustração de ambos os lados: comprador e vendedor.

O fato é que saber como vender rápido um imóvel nem sempre é tarefa das mais fáceis, e muitos percalços nesta jornada podem aumentar o tempo de espera para a conclusão total do negócio.

Mas mesmo que seu cliente não esteja com pressa para se desfazer do imóvel e o outro lado não esteja desesperadamente ansioso para comprar, é sempre bom otimizar as atividades de forma que a venda chegue em um ritmo mais acelerado.

Quer conhecer algumas estratégias que o ajudarão a decifrar esse enigma de como vender seu imóvel mais rápido?

Como vender um imóvel rápido? Acerte a documentação

Muitos processos de compra e venda de imóveis ficam estagnados pela demora na resolução das questões documentais que o envolvem.

Agilize essa parte! Para efetuar uma venda, é preciso que o proprietário esteja ciente de todos os documentos que vai precisar para fazer essa negociação.

Além dos seus documentos pessoais (como RG, CPF, Certidão de Casamento, Certidão de casamento com averbação de divórcio ou até do óbito do cônjuge), existem também as documentações relativas ao imóvel como Certidão de Cartório de Registro de Imóveis, Certidão Negativa de Débitos Municipais, entre outras; além da parte de escritura, que deverá ser lavrada em cartório.

Uma das dicas para corretor de imóveis, é que ele faça essas perguntas ao proprietário o quanto antes, para saber o que deverá ser agilizado.

Caso existam questões documentais a serem resolvidas em um imóvel, por exemplo, uma inadimplência, não espere chegar um comprador para só então orientá-lo a começar a trabalhar nesta parte. Peça que o assunto seja resolvido o quanto antes para minimizar a burocracia que já é tradicional.

Quando a documentação está em dia, o cliente também sente mais confiança e assim como vender um imóvel rápido fica mais próximo da realidade.

Anúncios eficientes para vender um imóvel mais rápido

Como muitas vezes, antes de conhecer um imóvel presencialmente, os clientes buscam dados pela internet, a melhor forma de agilizar uma venda é apresentar um anúncio claro e preciso no site.

As pessoas querem saber a localização exata, quantidade de cômodos, metragem, vagas de garagem, se tem suítes e armários embutidos, área de serviço, dependência de empregada, valor do imóvel e do IPTU, etc.

Depois de saber que essas características estão atendidas, os clientes querem ver o imóvel, antes da visita oficial. Por isso, as boas fotos são uma ferramenta incrível para responder essa questão de como vender um imóvel mais rápido.

O anúncio do imóvel precisa apresentar fotos claras, bem definidas, de todos os ambientes, em bons ângulos, que possam mostrar as dimensões reais do lugar. Especialistas no assunto garantem que cerca de 15 fotos são o número ideal para divulgar bem.

No próprio anúncio, também podem ser providenciadas fotos em 360º e vídeos que servirão como uma visita prévia.

A preparação do imóvel ajuda a vender o imóvel rápido? Tenha certeza que sim!

Pode parecer brincadeira, mas não é incomum que os corretores imobiliários precisem reforçar a questão da limpeza e organização do imóvel para apresentação aos clientes.

Além disso, muitos moradores do imóvel são inquilinos que não estão diretamente ligados ao interesse da venda. Por isso, se possível, avise sobre a visita de um cliente com antecedência para que o morador possa providenciar mais organização no espaço.

Quando o cliente vê um imóvel bem limpo, arejado e organizado, ele tem uma melhor experiência e tende a ficar mais favorável ao negócio.

Mas pense na situação contrária: o cliente chega com um corretor  e o local está fechado, úmido, abafado, com roupas ou outros objetos espalhados pelo chão, paredes sujas e ambiente malcheiroso.

É fácil pensar que ele não terá uma boa impressão do local, mesmo que o imóvel tenha um excelente potencial de negócio. Então pense nisso quando quiser saber como vender um imóvel rápido e reverta a situação.

Ações convenientes de organização

Quer saber como proprietário pode ter seus interesses favorecidos e ainda ajudar a encontrar uma forma de vender o imóvel mais rápido?

– Uma dica que os corretores podem dar aos proprietários,  se o local está vazio, é deixar os espaços sempre limpos.

– Ao programar uma visita, o corretor imobiliário também pode chegar um pouco antes do cliente e abrir janelas para arejar o ambiente.

– Se o morador do local também for o proprietário, o corretor poderá ajudá-lo com alguns truques de decoração:  trabalhar com espelhos nos ambientes para ampliar o espaço, deixar a casa decorada com flores, providenciar portas balcão e janelas abertas para arejar  o espaço e até utilizar uma decoração mais neutra, para que o cliente possa enxergar o seu próprio estilo ali.

Reformas devem acontecer antes da visitação

Para chegar com mais eficiência à resposta para como vender um imóvel rápido, o ideal é que se o imóvel tem alguns reparos a serem feitos, o corretor oriente o proprietário a fazê-los antes da visitação.

Em primeiro lugar porque essa iniciativa vai entrar dentro do quesito da organização. Normalmente, os clientes não gostam de ver um imóvel que mais parece um canteiro de obras.

E em segundo lugar, porque os clientes não terão que pensar em quanto gastarão com reformas do imóvel. Ver o imóvel o mais próximo possível da visão de “pronto pra morar” também facilita a venda.

Defina um preço justo pelo imóvel

O mercado imobiliário sofreu uma forte crise nos últimos anos, devido a isso, muitos imóveis à venda ficaram parados por muito tempo.

Mas nem pela ansiedade de querer compensar o tempo parado, um proprietário deverá achar que deve jogar o preço do imóvel nas alturas.

É preciso saber que mesmo a urgência em saber como vender um imóvel rápido não deve ser empecilho, atrapalhando a negociação pela falta de bom senso.

O corretor imobiliário deve fazer a sua avaliação do preço do imóvel diante das condições reais que ele tem: a localização é boa? Quantos cômodos têm? São bons espaços? O imóvel está conservado? Foram feitas reformas significativas para melhoria da infraestrutura? A localização é valorizada ou não? Tudo tem que entrar nesta contabilidade para definir o preço.

Muitas vezes, o corretor até tem clientes interessados, justamente porque o imóvel apresenta condições excelentes, mas o proprietário quer preços acima do mercado e isso pode dificultar a venda.

Saiba negociar

A questão anterior leva a essa dica também: saiba negociar o valor do seu imóvel. Nem sempre vamos conseguir o preço exatamente como que gostaríamos, por isso, é preciso colocar prós e contras na balança.

Em muitos casos, uma postura muito rígida do proprietário sobre o valor do imóvel pode fazer o corretor perder o negócio.

Então, é preciso diálogo para mostrar quando a oferta de um desconto poderá ajudar a fechar a venda. Esse papel de mostrar as vantagens e desvantagens do negócio é do corretorimobiliário.

Use as redes sociais para divulgar e vender

Você lembra que um tempo atrás existia uma máxima que dizia que a maior ferramenta de venda era o boca a boca? Ou seja, as pessoas eram os canais de indicação de negócios de umas para as outras.

Hoje, esse boca a boca pode ser atribuído também às redes sociais, onde as pessoas estão conectados quase ininterruptamente, dialogando amplamente, com amigos sem fim. Imaginou o potencial de divulgação?

Aproveite esse potencial do marketing imobiliário, para alcançar o maior número de pessoas possível, seja no Facebook ou Instagram.

Nas redes, não tente fazer só uma venda direta e fria, chame a atenção dos seus futuros clientes abordando o mercado imobiliário, dê dicas e ajude esclarecer as questões dos usuários.

Isso vai ajudar os corretores de imóveis  a se tornarem autoridade no assunto e ganharem a credibilidade dos amigos/futuros clientes. E saiba que as pessoas costumam comprar com quem confiam e essa confiança ajuda a chegar ao caminho a solução da questão “Como vender um imóvel rápido?”.

Dicas adicionais

Duas outras dicas para os corretores de imóveis de como vender um imóvel rápido: a primeira é conhecer muito bem o imóvel para saber oferecer para o cliente certo; e a segunda é saber o motivo da venda do imóvel. Nesta última, mesmo que esse dado não esteja no anúncio, servirá de informação adicional durante a visita.

Essa informação poderá ser utilizada como um fator para uma venda mais rápida. Quer entender por quê? Vamos dar um exemplo: o imóvel tem 3 quartos , mas os filhos do proprietário não moram mais no local, e agora ele quer um imóvel menor, de 2 quartos.

Ao ter essa informação, o corretor poderá utilizá-la como elemento de negociação, caso o comprador tenha um imóvel de 2 quartos. E existem outros vários exemplos que poderão ser incluídos na mesma linha.

Isso significa que quanto mais ricas as informações que você tem do imóvel, mais elementos para negociar rapidamente vai ter em mãos.