Menu
Decoração / Dicas para a sua casa

Como escolher e cuidar da sua porta de ferro

A porta de ferro além de trazer mais proteção, dá um ar de decoração rústica ao ambiente. São consideradas “as portas que duram por anos”. Além de oferecer mais segurança se correlacionada a outros tipos, como as portas de madeira. 

 

Mas o que muitos não sabem, é como manter em boa condição e funcionamento sua porta de ferro. Como ela está em frequente contato com sol e chuva, é preciso manter a limpeza e manutenção sempre em dia. 

 

A boa notícia é que é relativamente fácil manter a porta de ferro com a “saúde” em dia, podendo ser feita pelo próprio dono a cada 3 meses. Afinal, ninguém quer perder uma porta por desatenção, né? Por isso, separamos alguns cuidados que você deve ter. 

 

Escolhendo a porta certa 

 

É importante ressaltar que as portas de ferro não são todas iguais, existe uma grande variedade de formas, tamanhos e cores. Podendo ser usadas em residências, indústrias, comércios e por aí vai.

 

No momento da compra, busque as etiquetas personalizadas com o certificado do Inmetro e selo de ISO 9000. Isso vai certificar mais qualidade e segurança a sua porta de ferro. Não se apague ao valor, mas sim aos certificados de qualidade. 

 

Não esqueça que cada porta é apropriada para um ambiente. Por exemplo, se você utiliza métodos de automação industrial na empresa, como portas automáticas, então não é sugerido adquirir uma porta residencial, pois são fabricados com propósitos diferentes. 

 

Os cuidados com a porta de ferro  

 

Além da limpeza, alguns cuidados são determinantes para manter o bom funcionamento e aparência da sua porta. Por isso, separamos três dicas para cuidar da sua porta de ferro:

 

Não bata – Não bata a porta! A batida pode causar “folgas” nos trincos e maçanetas. No caso da porta estar manifestando problemas para fechar, chame um especialista.

 

Lubrifique – As fechaduras e dobradiças precisam ser lubrificadas pelo menos a cada 3 meses para manter uma boa performance. Para lubrificar, utilize o grafite em pó.

 

Use graxa – É habitual ouvir que graxa ajuda na manutenção das portas de ferro, mas não passa de uma lenda. A graxa com o tempo irá manchar a porta e ressecar as borrachas. 

 

A limpeza da porta de ferro

 

A limpeza da porta de ferro é carregada de dúvidas e dicas pela internet, podendo até avariar a porta. Por isso, vamos seguir pelo básico que funciona, mantendo assim, sua porta limpa e prolongando a vida útil dela. 

 

Para fazer a limpeza da porta de ferro é muito simples, confira:

 

  • Com uma flanela seca, tire a poeira da porta;

 

  • Aplique água com detergente (5 gotas é o bastante) em uma esponja e passe na porta;

 

  • Em áreas de difícil alcance, como arestas, utilize um pincel para te ajudar;

 

  • Após a lavagem, espere alguns minutos para a porta secar, e termine passando um pano seco.

 

  • Repita o processo de limpeza pelo menos uma vez por mês.

 

Segurança com praticidade 

 

Como dito anteriormente, a porta de ferro é a melhor escolha se você está buscando praticidade, segurança e uma decoração rústica aos ambientes. Mas não esqueça de fazer a manutenção e limpeza periodicamente para estender a vida útil de sua porta.