Menu
Financiamento / Mercado Imobiliário

Como conseguir um fiador para alugar imóveis?

Se você está pensando em alugar um imóvel, provavelmente já se deparou com o termo “fiador” em suas pesquisas, certo? Talvez você também saiba que conseguir um fiador é uma das grandes preocupações do inquilino, afinal, o processo pode ser moroso e desgastante.

No entanto, será que você sabe o que é um fiador e como funciona o aluguel de imóveis usando fiadores como garantia? No post de hoje explicaremos mais sobre esse tipo de garantia locatícia, daremos dicas para conseguir um fiador e também mostraremos algumas alternativas para alugar seu próximo imóvel!

Confira!

O que é um fiador e quem pode ser um?

Um fiador é uma pessoa física ou jurídica que assegura o pagamento do inquilino em um contrato de locação de imóvel. Ou seja, o fiador garante que, caso o inquilino não pague o aluguel por qualquer motivo, o proprietário não deixará de receber, já que ele assumirá a dívida. Por ser a garantia locatícia menos onerosa, é hoje a mais usada no Brasil.

A maioria das imobiliárias exige dois fiadores, normalmente da mesma cidade onde se encontra o imóvel a ser locado, e um deles deve ter um patrimônio — preferencialmente, um imóvel.

No caso de pessoas físicas, é exigido que a renda do fiador seja de, pelo menos, três vezes o valor do aluguel mensal, acrescido de encargos (IPTU e condomínio). No caso de pessoas jurídicas, também é necessário que o contrato social permita que a empresa seja fiadora. Ademais, somente os sócios poderão assinar o contrato de locação.

Como conseguir fiador?

Um fiador assume uma grande responsabilidade ao assinar um contrato de locação e, por isso, é recomendado que seja uma pessoa próxima e confiável. Vale lembrar que o fiador também depositará grande confiança em você ao aceitar ser a sua garantia de pagamento.

A primeira opção é consultar entre os familiares mais próximos — pais, tios e primos — para depois partir para amigos ou colegas de trabalho.  Você deve verificar quem aceitaria ser seu fiador e checar se essa pessoa cumpre as exigências que citamos acima.

É interessante mostrar ao potencial fiador que você honrará seus compromissos como inquilino, usando os comprovantes de renda fixa e outros atestados de estabilidade financeira. A última opção e a menos recomendada é contratar um fiador profissional, que cobrará taxas altas para assinar o contrato e poderá não ser tão confiável.

Como é o processo de locação usando fiadores?

Após escolher o imóvel e acordar o valor com o proprietário por meio de uma imobiliária de confiança, você deverá conferir se os fiadores cumprem as exigências mencionadas e se possuem a renda necessária — três vezes o valor do aluguel mais encargos.

Em seguida, você deverá apresentar toda a documentação das partes, fazendo um dossiê que contenha os seus documentos, os de quem morará com você, e os documentos de todos os fiadores.

As chamadas fichas cadastrais — que contêm todos os dados daqueles que assinarão o contrato — serão analisadas para que seja avaliada a saúde financeira dos envolvidos (é verificado se não há processos ou dívidas, por exemplo) e uma resposta será dada aos proponentes em alguns dias úteis.

Se tudo estiver certo, o contrato poderá ser assinado e será agendada uma data para a entrega das chaves. Se alguma ficha não for aprovada, não se preocupe, você poderá apresentar novos documentos ou até mesmo novos fiadores para garantir o negócio.

Quais são os documentos necessários?

Os documentos exigidos dos fiadores pessoa física são os listados abaixo. Vale lembrar que, em caso de fiadores casados, o cônjuge também deverá assinar o contrato e apresentar os mesmos documentos. São eles:

  • RG ou CPF;
  • comprovante de residência;
  • última declaração do Imposto de Renda;
  • comprovante de renda (que prove ser superior a três vezes o valor do aluguel e encargos);
  • comprovante de estado civil (certidões de nascimento, casamento, separação).

O fiador que possui imóvel também deverá apresentar uma cópia da matrícula atualizada do mesmo. Os documentos exigidos da pessoa jurídica são:

  • CNPJ, Inscrição Estadual;
  • contrato social e última alteração (deverá permitir que a empresa seja fiadora);
  • comprovante de endereço;
  • documento de identidade e comprovante de residência dos sócios;
  • última declaração do Imposto de Renda;
  • último balanço;
  • dois últimos balancetes;
  • comprovação de bens (imóveis ou veículos), se houver.

Quais são as alternativas para quem não tem fiador?

Se você não conseguiu um fiador, existem outras garantias para alugar o imóvel pretendido. Veja quais são elas:

Seguro-fiança

Atualmente, essa é a segunda garantia mais utilizada no Brasil, graças à facilidade de contratação, às vantagens para o proprietário e ao valor — inferior às opções que citaremos abaixo. O seguro-fiança funciona como um fiador, mas quem assume a dívida do inquilino é uma seguradora.

Habitualmente, o valor anual cobrado corresponde a uma ou duas vezes o valor do aluguel, mas a maioria das seguradoras oferece parcelamento e outras vantagens — como assistência residencial gratuita. Você verá que essa opção é menos dispendiosa que as outras, mas é importante lembrar que nada será devolvido ao final do contrato.

Título de capitalização

O título de capitalização também funciona como um seguro e, apesar de ser mais caro que o seguro-fiança, o dinheiro pode ser recuperado ao final do contrato de locação. O valor da caução (ou da garantia) deve ser negociado diretamente com o proprietário e, normalmente, fica entre 6 e 12 aluguéis.

Como o montante deve ser pago à vista, essa se tornando a alternativa menos utilizada pelos inquilinos. Ainda assim, existem vantagens: a facilidade de contratação (não é preciso comprovar renda), a assistência residencial gratuita, o sorteio de prêmios em dinheiro feito por algumas seguradoras e o fato de que o valor é devolvido com correção no fim do contrato.

Depósito caução

Por último, uma forma simples de garantir o aluguel é fazer um depósito caução, pagando ao proprietário o equivalente a três aluguéis no início do contrato. Dessa forma, você cobrirá alguns riscos e, caso corra tudo bem até o fim da locação, receberá o valor de volta.

O que acontece caso você fique inadimplente?

Caso algo aconteça e você não consiga honrar o compromisso firmado no contrato de aluguel, o proprietário recorrerá à garantia escolhida. Caso você tenha fiadores, eles poderão ser acionados pelo proprietário após 10 dias de atraso no pagamento para que quitem o valor imediatamente.

É importante lembrar que os fiadores assumirão a dívida do inquilino. Caso eles também não consigam honrá-la, seu patrimônio pode até ser penhorado.

Para o seguro-fiança, a seguradora pode ser acionada quando houver inadimplência superior a dois meses. Depois de quitar a dívida, ela entrará em contato com o inquilino para fazer o acerto, podendo levá-lo à justiça caso não seja feito o pagamento.

No título de capitalização, o proprietário poderá solicitar o resgate do valor após dois meses de inadimplência. Em seguida, poderá acionar a justiça caso não chegue em um acordo com o inquilino, dando entrada a uma ação de despejo.

Como você pôde ver, os fiadores são a forma mais interessante de garantir uma locação, já que não exigem investimento inicial e não geram muita burocracia para as partes envolvidas. No entanto, como dissemos, é necessário que haja confiança mútua entre inquilinos e fiadores, já esse compromisso é uma responsabilidade.

E então, o que você achou deste texto? Ainda restou alguma dúvida sobre como conseguir fiador? Deixe um comentário!