Menu
Decoração / Dicas para a sua casa / Reforma

COMO ANTECIPAR QUANTO INVESTIR NA REFORMA E DECORAÇÃO DE UM IMÓVEL NOVO OU USADO?

Projeto de interiores por Ana Farias, Imagem real do projeto finalizado, depois da reforma e decoração

O primeiro passo é procurar um profissional para te assessorar na sua reforma e decoração. Semana passada postamos sobre os diferentes tipos de profissionais da construção civil, suas especialidades e diferencias para cada tipo de projeto. Confira qual profissional mais se adéqua às suas necessidades e projeto, solicite vários orçamentos e comece seu planejamento.

Segundo passo saber quanto de recursos financeiros você terá disponível e em que espaço de tempo estarão liberados para uso.

Digo planejamento, porque você, casado ou solteiro, deve possuir uma planilha ou anotações claras de quais são, onde estão e quando estarão disponíveis os seus recursos financeiros, curto e a longo prazo. Nesta planilha ou anotação especifique se a verba que você irá utilizar nesta obra será derivada de recursos pessoais como seu salário, dinheiro em poupança, investimentos pessoais e/ou empréstimo.

Hoje em dia existem inúmeras facilidades de liberação de crédito imobiliário financiados por bancos (ex. cartão Construcard), cooperativas particulares de crédito, cartões de crédito, cheque especial ou os grandes home centers, todos disputam espaço no mercado com diferentes taxas de juros e formas de pagamento.

Algumas pessoas preferem tocar sua obra em fases e não financiar crédito, optando por um orçamento controlado por atividades e tempo de execução, sendo que no final de um tempo pré-determinado elas têm sua residência linda, confortável e sem dívidas. Portanto adiar sua reforma, construção e decoração não é um bom negócio, basta optar por um bom planejamento financeiro e mãos à obra.

Num próximo post vou falar sobre reputação profissional e confiança, vou responder se é ou não é antipático pedir referências profissionais de quem você está pretendendo contratar para tocar sua obra, até lá.

 

 

Veja a seguir fotos de um projeto de interiores desenvolvido para Designer de Interiores Ana Farias.

Antes:

Durante:

Depois:

Projeto de interiores por Ana Farias, Imagem real do projeto finalizado, depois da reforma e decoração

Projeto de interiores por Ana Farias, Imagem real do projeto finalizado, depois da reforma e decoração