Menu
Dicas de Bairros

Bairro Pacaembu, um lugar histórico e perfeito para se viver

O bairro Pacaembu é um daqueles lugares onde você pode aproveitar cada minuto do seu dia.

A história do bairro Pacaembu é marcada por um plano arquitetônico que nunca visto na cidade de São Paulo. Em meados de 1912, a empresa inglesa City of São Paulo Improvements and Freehold Company Limited adquiriu terrenos na cidade. Uma dessas áreas seria o futuro bairro do Pacaembu. A empresa anunciava a criação de bairros baseados nos princípios básicos da garden-city (uma comunidade autônoma cercada por um cinturão verde num meio-termo entre campo e cidade.

A ideia era aproveitar as vantagens do campo eliminando as desvantagens da grande cidade, mas nem sempre pode ser um sinônimo de ecocidade), causando alvoroço entre os paulistanos. Pelo fato de o bairro se situar em um vale, a City encarou vários desafios, como o terreno acidentado e dificuldades de logística e transportes, onde precisavam utilizar burros de carga.

Conheça mais sobre o bairro Pacaembu.

Reprodução Viva Pacaembu. Pacaembu visto de cima hoje em dia.

+Vila Olímpia, um dos bairros mais desejados de São Paulo

Uma curiosidade, é que a empresa City participou ativamente do processo urbanístico de toda a cidade de São Paulo.

O bairro Pacaembu hoje em dia

Hoje em dia, o bairro Pacaembu é um dos mais valorizados da capital paulista. É classificado pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis como “Zona de Valor A”, tal como outros bairros nobres da cidade.

Cultura

O distrito conta também com muitos  centros culturais, como a Casa Modernista da rua Itápolis, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), possuidora do Museu de Arte Brasileira, a Casa Guilherme de Almeida, a Casa Buarque de Holanda e o Museu do Futebol, encontrado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho. Na Rua Angatuba, se localiza o Nacional Clube, na mansão do antigo banqueiro Orozimbo Octavio Roxo Loureiro, bem em frente à antiga fazenda de chá Wanderley (hoje, Fundação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Nesse mesmo bairro nasceu um dos doces brasileiros mais conhecidos do país: o brigadeiro

Lazer

O bairro não possui parques. Mas o Parque Buenos Aires fica bem próximo e perfeito para fazer piqueniques (o local é todo ajardinado com vegetações de vão desde pequenos arbustos, até árvores de mais de 40 metros de altura!), ler um bom livro (além de possui diversos bancos para você se acomodar e por a leitura em dia, o parque conta com uma daquelas geladeiras recheadas de livros bem legais para passar o tempo).
+Pico do Urubu: um dos pontos positivos de Mogi das Cruzes

Conheça mais sobre o bairro Pacaembu.

Reprodução encontrahigienopolis.com.br / Parque Buenos Aires visto de cima.

O Parque Bueno Aires é perfeito também para levar a criançada para brincar. A área conta com locais específicos e bem equipados para os baixinhos se divertirem ao longo do dia. Outro serviço interessante que o parque oferece é uma área perfeita para você levar seus cachorros para passear. No parque dos cães ou “cercadinho”, você poderá soltar seus bichinhos para eles poderem correr e brincar com outros.
O parque fica na Avenida Angélica, s/n altura do número 1500. Bairro Higienópolis. E o horário de funcionamento é de Segunda a segunda, das 06h às 22h.

Transporte publico

O bairro conta a Estação Clínicas (linha verde do Metrô) e fica bem próximo da estação Consolação do Metrô. Além disso, há diversas linhas de ônibus que te levam para muitos lugares da cidade.

Localização

Mais um excelente motivo para morar no bairro Pacaembu é a localização. O distrito fica próximo a diversas avenidas e ruas da cidade, tais como a Avenida Pacaembu (que corta o bairro todo), Avenida Dr. Arnaldo, Rua Itatinga, Via elevado João Goulart, Avenida Rebouças, Rua Teodoro Sampaio, entre outras.

Visão de cima do bairro Pacaembu.

Visão de cima do bairro Pacaembu.

Novos empreendimentos

Mesmo estando na lista das áreas mais valorizadas e completas da cidade de São Paulo, o bairro Pacaembu continua em ascensão e se desenvolvendo junto com os novos empreendimentos que são construídos por lá.
A incorporadora Setin, por exemplo, é uma das empresas que mais investem na região. O seu projeto atual para o local é o Setin Midtown Pacaembu Residencial. A nova aposta arquitetônica para o local é moderna, inovadora e muito charmosa.

Conheça mais sobre o bairro Pacaembu.

Reprodução Setin.

O novo residencial conta com brinquedoteca, espaço de lutas, party lounge, piscinas cobertas, playground, salão de jogos, sky fitness by Reebok, espaço gourmet, espaços de ioga e pilates, lounge grill, relax sky by Buddha Spa. Os dormitórios são de 1 a 2, 1 banheiro, 1 vaga na garagem e a área útil é de 50m².
Para saber mais do empreendimento, clique aqui.
+Parque Leon Feffer, um dos motivos para morar em Brás Cubas
Gostou de conhecer mais sobre o bairro Pacaembu? O distrito é acolhedor, moderno e completíssimo para o seu dia a dia. Espero que tenha te ajudado. Comente o que você achou!