Menu
Decoração / Dicas para a sua casa

Análise criteriosa das plantas de ambientes pequenos

Considero este tema muito relevante. Percebo que os imóveis dispõem de menos espaços internos, cada vez mais no mundo afora. Avaliar uma boa planta para comprar seu apartamento é o primeiro passo importante para ver a realização de um bom projeto de interiores. Mas em quais ambientes você pode abrir mão de espaço e em quais você precisará de cada centímetro? Caso você opte em visitar um plantão de vendas sem a assessoria de um profissional de interiores, segue abaixo minhas sugestões de como desenvolver uma análise criteriosa para a boa escolha e consequente decisão de compra:

  1. Primeira dica: observe atentamente as medidas das paredes, tenha em mente as medidas de uma cama, de um sofá, de uma geladeira, etc, e analise as medidas da planta baixa do empreendimento, por exemplo, uma parede de 3.50 metros no dormitório não caberá cama, armário e corredor de passagem como provavelmente você verá lindamente no desenho, esteja atenta.
  2.  Dê preferência para plantas nas quais ao menos uma parede do ambiente esteja inteira, sem portas ou janelas. Em ambientes onde temos muitas portas, janelas ou passagens, mesmo que seja grande, seu layout interno ficará comprometido com muita perda de espaço;
  3. As plantas humanizadas apresentadas em plantão de vendas, raramente informam a altura do pé direito (altura dos ambientes) dos imóveis. E saiba que em plantas com alturas a partir de 2.57 metros para baixo, não será possível prescrever rebaixamento de tetos e sancas, se você acha lindo e sonha com um teto bem decorado e iluminado, precisará optar em comprar um apartamento com espaços interiores mais altos;
  4. Se o apartamento dos seus sonhos é pequeno, considero prioritário observar que tenha mais espaço nos dormitórios e nas salas (nesta ordem de preferência), cozinhas, banheiros e lavanderias podem ser ambientes extremamente pequenos, que sempre terão uma opção harmoniosa de projeto de interiores para curar a ausência de espaço.

Lembre-se: para decoração de grandes ou pequenos espaços internos, sobretudo os pequenos, você irá precisar de um profissional para te ajudar a compor os ambientes. A harmonia geral em pequenos espaços ficará comprometida caso não tenha um bom projeto de interiores para prever soluções e desenhar um espaço com peças funcionais e muitas vezes até multifuncionais.

Está pensando em comprar e decorar seu imóvel? Faço questão de prestar o melhor atendimento presencial aos seguidores deste blog, ligue ou me mande uma mensagem e marque comigo uma visita cortesia em São Paulo Capital e Regiões ABCD, sua senha será StudioLoop. Te aguardo.

No próximo post vou falar sobre móveis multifuncionais desenhados exclusivamente para pequenos espaços, até lá!