Menu
Dicas para a sua casa / Reforma

6 maneiras de tornar sua obra mais segura

Quando falamos em obra logo imaginamos escadas, tintas, porta de ferro e pregos para todos os lados.  Além de formar uma imensa bagunça, esses materiais são causadores de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. 

 

Não importa se você é um autônomo ou trabalha em uma grande construtora, a segurança de trabalho é sempre inquestionável! 

 

Afinal, ninguém quer causar acidentes por desatenção, por isso, selecionamos 6 dicas que irão te ajudar a manter sua obra mais segura, confira: 

 

1. Se planeje

O planejamento precisa ser o primeiro passo antes de iniciar sua obra. Não saia por aí comprando andaime ou gerador de energia. É preciso se planejar, afinal, ninguém quer gastar mais que o necessário, e com sua obra não pode ser diferente.

 

Planeje desde o orçamento até quais equipamentos de segurança serão essenciais, faça um levantamento de riscos para garantir total segurança em sua obra.

 

2. Não esqueça os EPIs

Parece meio repetitivo dizer isso, mas é fundamental lembrar que o uso dos equipamentos de proteção é obrigatório em sua construção! 

 

Solicite que os operários usem botas, óculos, luvas, capacetes entre outros equipamentos de segurança, tudo para evitar possíveis incidentes. É indispensável lembrar da manutenção e troca, em caso de desgaste desses equipamentos. 

 

3. Atente-se a manutenção

O uso e manutenção do EPI é vital para qualquer construção. Mas somente isso não assegura segurança, fique ligado ao bom funcionamento dos seus equipamentos e máquinas antes de colocar a mão na massa.

 

Todos os seus equipamentos precisam passar por manutenção preventiva, isso assegura mais segurança para sua construção. Ninguém quer parar de trabalhar por causa de arruela de pressão (peça utilizada em máquinas e equipamentos que sofrem vibrações constantes) em mal funcionamento, não é? 

 

4. Sinalização para todos os lados    

A sinalização deve ser simples e esclarecedora! Nada de criar códigos para os colaboradores decodificarem. Seja claro e objetivo nas informações que quer passar.

 

A sinalização é essencial para orientar quais são as áreas de risco, o uso obrigatório do EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e locais de passagem seguros em sua obra. Isso te ajudará a prevenir possíveis imprevistos por falta de comunicação.  

 

5. Seja organizado

Sua obra já está bem sinalizada, seus colaboradores estão bem equipados, suas máquinas estão em plena atividade, então já podemos iniciar, né? Ainda não! Precisamos falar sobre a limpeza e organização.

 

Quantas vezes você não ouviu a famosa frase “para deixar seu quarto organizado”? Acredito que muitas! Com sua construção não é diferente. Mantenha o entulho separado, guarde objetos perfurantes, não espalhe pelo local os tijolos, ferramentas, areia, madeiras e outros objetos. Garantindo a otimização do espaço. 

 

6. Na dúvida, chame um especialista  

 

Está precisando de uma mãozinha para organizar sua sinalização, definir quais EPIs ou quais melhorias seu equipamento está precisando? Se acalme, existem profissionais que podem te ajudar a manter sua obra mais segura e otimizada. 

 

Os especialista de segurança do trabalho podem te aconselhar em como manter sua obra mais segura e funcional, dessa forma é possível economizar tempo e recursos na hora de construir. 

 

Tudo pronto para começar

 

Antes de começar qualquer tipo de construção se planeje, se equipe com os EPIs, mantenha o local de trabalho bem sinalizado, faça manutenção dos seus equipamentos e não esqueça da organização. Seguindo essas dicas você já estará apto a começar suas obras com total segurança.